segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Concurso para dois mil docentes será lançado com nova carga horária
08/08/2011
Governo do RJ

Aprovados terão carga horária de 30 horas semanais e receberão salário inicial de R$ 1.695,04

Em breve, o Governo do Estado lançará um edital para o novo concurso da Secretaria de Educação. Serão duas mil vagas para professores de Matemática, Português, Física, Química e Geografia sob novo regime de trinta horas semanais, em vez das 16 horas atuais. O salário inicial será de R$ 1.695,04. Os detalhes da seleção, como as datas da prova e o resultado final, serão divulgados assim que a Assembleia Legislativa aprovar a criação da carreira com a nova carga de trabalho.

- A criação do cargo de 30 horas tem como objetivo fidelizar o professor, que terá mais tempo de trabalho dedicado à rede estadual de ensino. O aumento da carga horária vai permitir maior convívio com os estudantes e uma participação mais efetiva em atividades e projetos propostos pela escola e pela Secretaria de Educação - afirmou o secretário Wilson Risolia, lembrando que 1.500 aprovados tomarão posse no início do ano letivo e os outros 500, ficarão em cadastro reserva.

Os candidatos do concurso, organizado pela Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), poderão escolher entre as 15 Diretorias Regionais das 1.457 escolas e o municípios que desejam lecionar. De acordo com Risolia, as vagas serão para Matemática e Português por serem disciplinas com maior carga horária da grade curricular, e para Física, Química e Geografia para suprir a necessidade de professores formados em tais carreiras.

Melhoria salarial para os professores

No último dia 1°, o Governo do Estado anunciou a melhoria salarial para docentes da rede estadual de ensino. De acordo com a medida enviada para aprovação da Alerj e que reafirma os compromissos assumidos com os profissionais da área, os professores receberão um reajuste de 13%, que inclui 3,5% de aumento nos vencimentos e 9,2% de antecipação da parcela do Programa Nova Escola de 2012 para 2011.

Nenhum comentário: