quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AUMENTA A ABERTURA DE EMPRESAS NO ESTADO DO RJ

O número de processos de abertura de novas empresas em território fluminense aumentou 9,7% no primeiro semestre deste ano. No primeiro semestre de 2011, houve 20.683 novos registros, enquanto no mesmo período de 2010 foram 18.837, conforme levantamento da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

Os municípios onde mais abriram novas empresas no estado, neste semestre de 2011, foram : Rio (11.104), Duque de Caxias (1.014), Niterói (927), São Gonçalo (872), Nova Iguaçu (750), Campos (656), Petrópolis (623), Macaé (462), Volta Redonda (423) e São João de Meriti (420).

A maior parte das novas empresas é do segmento de comércio de artigos de vestuário e acessórios, com 2.073, seguida da área de lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, com 1.254 novos negócios. O comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, com a abertura de 954 empresas, e o segmento de restaurantes e similares, com 909 novos estabelecimentos, também foram destaques.

- O Estado do Rio está em um momento extremamente favorável para novos investimentos. A melhoria do ambiente de negócio e o aumento da renda per capita com nova onda de consumidores possibilitaram esse aumento – explicou o presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque.

(Com informações da Jucerja).

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Mais importante que aumentar a criação de micro-empresas é impedir a morte prematuras das mesmas.

Muitas são criadas por empreendedores sem experiência e sem qualquer assistência gabaritada. Resultado perda de tempo, de grana, prejuizos a terceiros e muita frustração.

É incrivel que com o SEBRAE e outras instituições dedicadas à formação para tal fim, isto continue ocorrendo com tanta incidêcia, mesmo em grandes centros.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.