segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MIRACEMA RECEBE PESQUISADORES DO SENEGAL
Equipe de seis pesquisadores do Instituto de Pesquisas Agrícolas do Senegal chegou nesta segunda-feira (22/8) ao Rio de Janeiro para uma semana de visitas a unidades de pesquisa do Rio Rural, o programa de desenvolvimento sustentável da Secretaria de Agricultura. Os visitantes, entre eles o diretor-geral da instituição, Macoumba Diouf, irão a campo conhecer técnicas sustentáveis de produção adotadas por agricultores familiares fluminenses.

A viagem busca estabelecer um canal de transferência de tecnologias agrícolas para aquele país, de acordo com o que preconiza a cooperação Sul-Sul, uma política internacional adotada pelo governo brasileiro como forma de promover o desenvolvimento dos países mais pobres.

Os senegaleses foram recebidos hoje pelo secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, que esteve na África em abril deste ano, em seminário sobre adaptações do setor agrícola, promovido pelo Banco Mundial. Na ocasião, ele apresentou as estratégias para promover o desenvolvimento sustentável, com geração de renda e respeito ao meio ambiente, além da metodologia de avaliação de impacto do programa.

Na terça-feira (23/8), a comitiva parte para Miracema, no Noroeste Fluminense, onde o Rio Rural realiza uma pesquisa visando à melhoria da produtividade leiteira, por intermédio do sistema de pastoreio rotacionado, que permite utilizar áreas menores de pastagem e liberar terras para conservação ambiental. À tarde, seguem rumo a São José de Ubá, onde uma unidade de produção agroecológica permite o cultivo sem agrotóxicos e com reaproveitamento de matéria orgânica.

Na quarta e quinta-feira, os pesquisadores estarão em Silva Jardim e Seropédica, onde conhecerão os centros da Pesagro-Rio, empresa estadual pesquisa agropecuária, vinculada à Secretaria de Agricultura, e projetos nas áreas de agroecologia e melhoria genética. Entre eles, destaca-se a introdução de seringueiras em sistemas agroflorestais no estado, como forma de geração de renda para o produtor familiar.

O Instituto de Pesquisas Agrícolas do Senegal é vinculado ao governo daquele país e desenvolve um programa de biocombustíveis e produção de alimentos. A meta do governo senegalês é alcançar a autossuficiência nessas duas áreas até 2012. Além do diretor-geral do instituto, integram a comitiva de pesquisadores Abdourahmane Tamba, Samba Thiaw, El Hadji Traore, Hamet Diaw Diadhiou.

(Com informações da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária. Foto: Sergio Siciliano)

Nenhum comentário: