sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PROJETO DE TURISMO RURAL PARA RESGATAR A ECONOMIA DO NOROESTE E CENTRO-NORTE

As secretarias estaduais de Turismo e Agricultura e Pecuária devem lançar no Salão Estadual de Turismo (a ser realizado nos dias 22 e 23 de outubro na Praia de Copacabana) um projeto piloto que resgatará a economia do Noroeste e do Centro-Norte através do turismo rural. A iniciativa, que começa a ganhar formato no próximo dia 8, inclui a criação de circuitos culturais, qualificação de mão de obra e propaganda. No futuro, o projeto deve ser estendido a outras regiões que tenham tendência para o segmento.

- É importante ressaltar que na medida em que o turismo rural é desenvolvido, a qualidade de vida da população é melhorada, estimulando as pessoas a interagir com a atividade, criando produtos agregados que passam a ser vendidos para os turistas. Como exemplo podemos citar os doces, os licores e o artesanato. Mas um espaço para que pequenos empresários rurais possam expor e comercializar seus produtos já está garantido no evento deste ano - ressaltou Ázaro.

O projeto-piloto será baseado no Prosperar, programa da Secretaria de Agricultura e Pecuária que incrementa a produção e a produtividade rural através da legalização de empresas, criação de sistemas de crédito e canais de comercialização. Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, as ações do Prosperar somadas com as linhas desenvolvidas exclusivamente para o turismo ajudarão a aumentar a oferta de emprego e a renda na área rural.

- Nós começamos a trabalhar o turismo rural com o programa Prosperar, que servirá como base para o novo projeto de turismo para as regiões Noroeste e Centro-Norte. Com as nossas iniciativas, que prevê a exposição de itens regionais como cachaça e doces em mostras pelo Brasil e até pelo exterior, e as que serão propostas pela Secretaria de Turismo, vamos melhorar ainda mais o desenvolvimento dessas regiões - disse Christino Áureo.

(Com informações da Secretaria estadual de Turismo – texto de Marcelle Colbert)

Nenhum comentário: