quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PACTO SUDESTE BRASIL SEM MISÉRIA

Os quatro governadores do Sudeste, Sergio Cabral (Rio), Geraldo Alckmin (São Paulo), Renato Casagrande (Espírito Santo) e Antonio Anastásia (Minas Gerais), participam nesta quinta-feira, 18, da cerimônia de lançamento regional do Pacto Sudeste do Brasil Sem Miséria, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento conta com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

A iniciativa formaliza o compromisso dos estados em cooperar com a execução das ações do plano Brasil Sem Miséria que tem o objetivo de elevar a renda e as condições de bem estar da população.

A ação é elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para resgatar 16,2 milhões de brasileiros da linha de extrema pobreza. Este é o número de brasileiros que, segundo dados do Censo 2010 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem com renda per capta mensal de até R$ 70. O Plano tem ações nacionais e regionais.

Segundo o IBGE, 46,7% das pessoas na linha de extrema pobreza residem em área rural, apesar de apenas 15,6% da população brasileira morar no campo. O restante das pessoas em condição de miséria, 53,3% mora em áreas urbanas, onde reside a maioria da população - 84,4%. No campo, o Plano vai aumentar a produção dos agricultores com assistência técnica, semente e apoio à comercialização. No meio urbano vai qualificar a mão de obra e identificar oportunidades de emprego para os mais pobres.

O Sudeste é, depois do Nordeste, a região que concentra mais brasileiros em situação de miséria, com 2,72 milhões de pessoas, seguido pelo Norte, com 2,65 milhões, pelo Sul (715,96 mil), e o Centro Oeste (557,44 mil). A região Nordeste concentra a maior parte dos extremamente pobres - 9,61 milhões de pessoas ou 59%. Destes, a maior parcela (56,4%) vive no campo, enquanto 43,6% estão em áreas urbanas.

Já o Bolsa Família, o Brasil Alfabetizado, a Previdência Rural, entre outros programas universais, vão ser aperfeiçoados e ampliados em todos o país. O objetivo é permitir que os brasileiros tenham um acesso de um padrão mínimo de renda e que possam viver com um mínimo de dignidade. Estes programas vão possibilitar esta população terem acesso à luz, água, saúde, educação, segurança e moradia. Para isto, o Brasil sem Miséria está montando o mais completo mapa da pobreza no país. A iniciativa também vai desenhar o mapa nacional de oportunidades. Com isto vai ser permitido ver quem não recebe o Bolsa Família.

(Com informações do Governo do Estado do Rio – texto de Virgínia Cavalcante)

Nenhum comentário: