sábado, 6 de agosto de 2011

Governo estuda implantação de vertente do programa de trabalho extra para PMs
06/08/2011
Governo do RJ
Guedes de Freitas

Proest permitiria que PMs de folga fizessem segurança para concessionárias

O Governo do Estado estuda a implantação de uma vertente do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), destinada a atender as concessionárias de serviços públicos. O Proest (Programa Estadual de Segurança nos Serviços Públicos em Regime de Concessão) permitiria à Polícia Militar ceder profissionais em dias de folga para contratação por empresas operadoras de serviços, em iguais condições e nos mesmos moldes do Proeis – ao qual seria vinculado. Segundo o coordenador do programa, tenente-coronel Odair Lopes Júnior, as concessionárias de trens (Supervia) e metrô (Metrô Rio) já sinalizaram interesse em assinar convênio.

O Proeis foi criado para dar uma alternativa aos profissionais que costumam fazer bico nos dias de folga em atividades privadas. O programa permite que policiais militares possam trabalhar voluntariamente para prefeituras nas folgas mediante gratificação. Hoje, cerca de 250 profissionais fazem segurança para a Prefeitura do Rio em ações de repressão ao transporte rodoviário ilegal (vans e táxis), graças ao convênio assinado pelo Governo do Estado com a administração da capital do estado no dia 4 de abril.

– Hoje, temos um projeto piloto com a Secretaria Municipal de Transportes Rodoviários, onde o efetivo total empenhado é de 250 policiais, divididos ao longo da semana: 45 homens, de segunda a sexta-feira, e 10 homens, aos sábados – especificou o tenente-coronel.

Convênio deve ser assinado com a prefeitura de Itaperuna, onde 40 policiais seriam cedidos

Futuramente, esse número deve aumentar. O convênio prevê a contratação de até 12 mil turnos por mês, o que dará uma média de 400 profissionais em atividade remunerada extra por dia. O Proeis também deve se estender para outros municípios. Segundo Odair Lopes, o Governo do Estado deve assinar mais três convênios, com as prefeituras de Macaé, na Região Norte Fluminense, de Queimados, na Baixada Fluminense, e de Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense, pelos quais a PM cederá por dia cerca de 40 policiais a cada prefeitura.

– O coronel Mário Sérgio (Duarte, comandante geral da PM) quer a adesão do maior número de municípios para absorver ainda mais policiais. Este medida aumenta a sensação de segurança nas cidades e dá ao policial a oportunidade de ganhar um dinheiro extra - ressaltou o coordenador.

Os valores pagos por turno de oito horas trabalhadas a cada policial militar é de R$ 175 para oficiais e de R$ 150 para praças. O policial pode trabalhar até 12 turnos (máximo) a cada 30 dias. Todo o controle, desde a inscrição até a geração de relatório para pagamento dos profissionais de segurança, é feito online e por aplicativo criado pela PM.

Os policiais trabalham fardados, armados, equipados e com as garantias do Estado, atuando em diferentes funções desde apoio à Guarda Municipal no combate ao comércio irregular e fiscalização de trânsito à perturbação do sossego e em tudo que o município achar necessário. As viaturas utilizadas terão identificação do Proeis e os policiais usam faixas braçais especiais.

Nenhum comentário: