sexta-feira, 15 de julho de 2011

Roteiro de história, beleza e cultura pelo Centro do Rio de Janeiro
15/07/2011
Julia de Brito
Governo do RJ

Projeto de extensão da Uerj promove roteiros diurnos e noturnos pela cidade a pé

Cerca de 60 pessoas entre moradores do Rio, turistas de outros estados e estrangeiros participaram, na noite de quinta-feira, do projeto Roteiros Geográficos, realizado pelo Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio (NeghaRIO), do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O passeio noturno incluiu visitas a prédios e monumentos localizados entre a Rua da Carioca e a Praça Tiradentes, na Rua do Lavradio e nas proximidades dos Arcos da Lapa.

Criado há 10 anos, o projeto de extensão universitária oferece caminhadas gratuitas diurnas e noturnas pelo Centro carioca, e bairros como Glória, Catete, Flamengo, Copacabana, e Nova Aliança, na Zona Oeste. Dez roteiros diurnos e seis noturnos são realizados pelo coordenador do programa, professor Dr. João Baptista Ferreira de Mello, com o apoio de bolsistas da Uerj, sendo todos os trajetos percorridos a pé, com a exceção do Roteiro “Um Olhar Sobre a Geografia do Rio de Janeiro”.

- Nosso objetivo é contribuir para a autoestima do carioca. Procuramos descortinar a geografia do Rio de Janeiro, focando na sua história, arquitetura, religiosidade, política, artes, entre outros assuntos. Traduzimos e decodificamos o que vemos pelo caminho para quem está participando destes roteiros. A experiência tem sido gratificante para todos nós e a resposta do público é muito boa – ressaltou o coordenador do projeto.

Da Igreja Presbiteriana, passando pelo belo prédio do Real Gabinete Português, pelas casas de samba da Lapa, e seu secular símbolo, por onde a água era distribuída em meados de 1.700, até a Sala Cecília Meirelles: o roteiro noturno encantou a servidora pública, Cláudia Valéria de Souza, 31 anos.

- Ou trabalhamos no Centro ou passamos por ele na correria, e não percebemos os detalhes. Acho que o carioca sabe pouco sobre a sua história. Pretendo realizar passeios diurnos também – disse.

De férias na Cidade Maravilhosa, a cearense Beatriz Braga Mendonça, de 16 anos, considerou o roteiro interessante porque 'foge do comum':

- Os pontos turísticos são legais, mas conhecer esta parte do Rio também é muito interessante. Gostei bastante, adoro história e geografia.

O nova-iorquino Brian Godfrey, professor de geografia, foi chamado por um amigo e aceitou o convite. O estrangeiro, que já morou na Amazônia, e retorna pela quarta vez ao Rio, adorou a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a cultura de uma cidade tão divulgada no exterior.

- Estou adorando, a explicação do professor é muito boa e é uma oportunidade de parar, olhar, observar. Sou professor de geografia, então, me interesso sobre o assunto. Acho a arquitetura maravilhosa e percebo que está surgindo um novo interesse em relação a esta região.

Roteiro Noturno do Centro do Rio a Pé

Roteiro: Iluminados prédios da Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura – Centro Cultural Carioca – Igreja Nossa Senhora da Lampadosa – Av. Passos – Território da “daspu” – Praça Tiradentes dos teatros seculares e dos modernos hotéis – Rua da Constituição – Gomes Freire dos hotéis de alta rotatividade – Lavradio dos antiquários e casas de shows de iluminação mutante – Quarteirão Cultural e do Rio Scenarium – Esplanada de Santo Antonio – Largo Braguinha – Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk, rock, travestis e mitológica malandragem – Seculares e simbólicos Arcos da Lapa – Rua Joaquim Silva – Escadaria Selaron – Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa – Sala Cecília Meireles

Inscrições para os passeios podem ser feitas pelo email roteirosgeorio@uol.com.br, pelo Twitter: @roteirosgeorio ou pelo telefone (21) 8871-7238. O projeto disponibiliza um blog com informações sobre todos os roteiros oferecidos: http://roteirosgeorio.wordpress.com/nossos-roteiros/roteiro-noturno-no-centro-do-rio-a-pe/.

Nenhum comentário: