segunda-feira, 11 de julho de 2011

Miracema ganha posto do Detran e agência do Sistema Nacional de Emprego
11/07/2011
Julia de Brito
Governo do Estado do RJ

Nova unidade de habilitação terá capacidade para atender a cerca de 60 clientes por dia

O governador Sérgio Cabral inaugurou, nesta segunda-feira (11/7), a reforma e ampliação da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Miracema, no Noroeste Fluminense. A circunscrição vai abrigar o primeiro posto de habilitação da cidade, mantendo os serviços inerentes à própria Ciretran e ao já existente posto de identificação civil. O novo posto de habilitação terá capacidade para atender cerca de 60 clientes por dia, que, somados aos 40 recebidos pela Ciretran e aos quatro do movimento diário do posto de identificação civil, significarão o atendimento de mais de 100 clientes por dia. A ampliação dos serviços à população é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Miracema, que realizou a reforma, e o Detran-RJ, que cedeu os equipamentos e o mobiliário.

- Parabéns também ao presidente do Detran/RJ, Fernando Avelino, e sua equipe porque nós vamos dar um atendimento de qualidade à população. Tirar identidade civil, fazer a carteira de habilitação, vistoria, tudo isso são serviços que o poder público deve oferecer com qualidade - destacou o governador Sérgio Cabral.

No mesmo terreno também vão funcionar, a partir de agosto, duas linhas de vistoria, que em um primeiro estágio, atenderão a 720 veículos por mês, cerca de 30 por dia, e, numa segunda etapa, a 1.200, o equivalente a cerca de 50 veículos/dia. As duas linhas de vistoria vão evitar que os clientes de Miracema e localidades próximas tenham de se deslocar até Pádua ou Itaperuna para obter o serviço ou aguardar que a vistoria móvel visite a cidade. O Detran-Rj pretende ainda disponibilizar em breve o sistema de provas de habilitação para os moradores da região.

Inauguração de agência e assinatura de termo de gestão

Na ocasião também foi inaugurada a primeira agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na cidade, e realizada a assinatura de termo de gestão compartilhada da unidade. Até o dia 13 de agosto, a Secretaria de Estado de Trabalho vai implantar em todas as agências do estado o programa Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, que substituirá o Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae). O objetivo é garantir a qualidade do atendimento dos trabalhadores da região.

- Esta é uma visita de inaugurações, de serviços públicos de qualidade para Miracema. Quero dar os meus parabéns ao secretário do Trabalho, Sergio Zveiter. Estamos fazendo mais de cem carteiras de trabalho por dia. Vamos orientar a formação profissional complementando o trabalho feito pelo CVT de Miracema, já inaugurado - disse o governador.

Além de Miracema, outros 15 municípios (São Gonçalo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Cambuci, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Magé, Natividade, Porto Real, São João da Barra, Tanguá, Três Rios e Teresópolis) já aderiram ao novo modelo de administração das unidades do Sine no estado.

Obras de encostas

O Governo do Estado, através do Programa Somando Forças, entregou ainda 64 obras de contenção, entre muros e contenções para erosões fluviais. A cerimônia aconteceu na localidade que recebeu a maior obra, um muro de 700 m² e extensão de 135 metros, no bairro Biongo, na Rua Deodoro Linhares. De acordo com o secretário de Obras do município, Ronilto Fonseca Cardoso da Cunha, as 64 contenções atendem a dez bairros no total. Foram investidos R$ 1.991.012,12 nas obras de construção dos 64 muros.

Visita ao Centro de Convivência e piscina para idosos

O governador Sérgio Cabral foi recebido com festa pelos idosos do Centro de Convivência de Miracema. Ele inaugurou uma piscina para hidroginástica e conheceu o espaço direcionado ao público da terceira idade. Cabral destacou sua trajetória em defesa dos direitos dos maiores de 65 anos.

- A primeira coisa que fiz aqui hoje foi visitar o centro de convivência. Dediquei a minha vida aos idosos. Como deputado estadual, como senador, com as leis que fiz para a terceira idade como, por exemplo, o Estatuto Estadual do Idoso. Na previdência do estado havia 52 mil processos parados de revisão de pensão, hoje está zerado, além disso sempre apoiei os centros de convivência do idoso em todo o Estado. Miracema pode contar conosco. Eu e Pezão estaremos sempre à disposição da cidade.

A piscina para o Centro de Convivência de Miracema era um sonho antigo. Segundo a coordenadora do espaço, Norma Elizabeth Jaldin M. de Roman, o equipamento vai trazer inúmeros benefícios à terceira idade.

- A hidroginástica ajuda a melhorar dores de coluna, e deixa os idosos mais felizes, muitos deixam de tomar remédios, pois começam a se exercitar e criar vínculos de amizade.

UPA 24 horas e início de obras da Cedae em Itaperuna

O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, inauguraram, também, nesta segunda-feira (11/7), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas (a unidade vai atender até 400 pacientes/dia, absorvendo as demandas de outras cidades) e deram início a um conjunto de obras da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense. Os dois projetos do Estado vão beneficiar cerca de 100 mil habitantes da cidade com mais atenção à saúde e com um melhor abastecimento de água. Cabral afirmou que o Governo do Estado está trazendo para Itaperuna e toda a Região Noroeste um verdadeiro pacote de saúde pública.

Com investimentos da ordem de R$ 23,5 milhões, provenientes da parceria entre Estado, Cedae e União, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), a oferta de água tratada aumentará de 360 para 500 litros por segundo na cidade.

Fotos de Carlos Magno

Nenhum comentário: