sexta-feira, 22 de julho de 2011

INAUGURADO EM APERIBÉ POSTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Foi inaugurado nesta quinta-feira, 21, pelo secretário estadual de Agricultura, Cristiano Áureo, o Posto de Defesa Agropecuária de Aperibé. O novo posto beneficiará os criadores que, até então, precisavam se deslocar até municípios vizinhos onde funcionam Núcleos de Defesa Agropecuária para serem atendidos.

A implantação pela Secretaria estadual de agricultura de postos de defesa agropecuária, em parceria com os municípios, tem como objetivo agilizar o atendimento aos produtores rurais em seu próprio município.

Na ocasião, o secretário anunciou que nos próximos 15 dias, todas as unidades da Defesa Agropecuária, da Secretaria estadual de Agricultura, estarão emitindo em caráter experimental a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica.

Técnicos da Defesa Agropecuária Animal, Vegetal e do Serviço de Inspeção Estadual receberão treinamento entre os dias 25 e 29, no campus da Unigranrio, em Silva Jardim, para operar o sistema. Eles atuarão como multiplicadores, treinando os demais servidores estaduais e funcionários dos postos municipais.

– O novo sistema de gestão facilitará a emissão da GTA Eletrônica, que poderá ser feita em qualquer unidade, Núcleo de Defesa ou Posto Municipal, independentemente do município onde esteja a propriedade. Além disso, permitirá que as declarações de vacinações contra a febre aftosa e brucelose sejam entregues nessas unidades – frisou o secretário, lembrando que a notificação de suspeitas de doenças também poderá ser feita no local.

Christino Áureo explicou que o serviço possibilitará também um melhor controle do trânsito animal, acompanhamento em tempo real das ações dos técnicos de campo, além de agilizar a tomada de decisões nos casos de notificação de suspeitas de doenças.

De acordo com o superintendente de defesa agropecuária, Paulo Henrique Moraes, com o trabalho integrado, o município terá acesso ao banco de dados das propriedades rurais cadastradas pelo Estado, possibilitando a atualização dos números de sua região.

- A informação é de fundamental importância para a elaboração de todas as ações relacionadas à defesa agropecuária - frisou.

(Com informações da Secretaria estadual de Agricultura)

Nenhum comentário: