Foto: Estudo de Potencialidades Turísticas de Miracema |
A Prefeitura Municipal publicou estudo sobre as potencialidades turísticas de Miracema. O estudo foi realizado por Bresser Consultoria, com apoio do SEBRAE-RJ, que utilizou uma amostragem de 640 moradores e 50 turistas, além de outras metodologias, para elaborar estatísticas sobre o que a população pensa a respeito de turismo no município. Uma das estatísticas publicadas no estudo aponta que o percentual da população não natural de Miracema evoluiu para 19,4%, enquanto em 2010 era de 14,4%, conforme estatística publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico de 2010. (link aqui).
Link para o estudo sobre as potencialidades turísticas de Miracema, conforme disponibilizado pela PMM.
A seguir, as considerações finais do referido estudo:
A seguir, as considerações finais do referido estudo:
"Considerações
finais
Outro fator que eleva o grau de assertividade de um planejamento refere-se ao grau desenvolvimento de todos os atores ligados direta ou indiretamente às atividades turísticas. Neste caso são envolvidos poder público, entidades representativas, iniciativa privada e, claro, a população.
Outro fator que eleva o grau de assertividade de um planejamento refere-se ao grau desenvolvimento de todos os atores ligados direta ou indiretamente às atividades turísticas. Neste caso são envolvidos poder público, entidades representativas, iniciativa privada e, claro, a população.
Este movimento, como em qualquer outro segmento, determina que as ações sejam delineadas em harmonia com o atual momento, seja econômico, social e até mesmo político e que precisa ser sinérgico e condicionar os elos de toda a cadeia produtiva associada ao turismo.
No geral, cada parcela da sociedade, seja ela civil, empresarial ou
pública procura caminhar individualmente e não é incomum encontrar de projetos
e programas anteriores que, se trabalhados de maneira integrada, surtirão efeitos
mais positivos e, principalmente, em curto prazo.
Uma simetria de ações só ocorrerá no momento que se concretizarem as
inter-relações entre as partes; por conseguinte, os resultados esperados tendem
a ocorrer a partir de um trabalho conjunto, controlado e revisado sistematicamente.
O estudo recomenda três linhas de ação iniciais, focadas nos seguintes grupos:
Moradores
- A maioria nasceu na cidade e reside com suas famílias, tendo em média
de três a quatro pessoas residindo no mesmo lar. Consideram as opções externas comer,
divertir e passear na maioria das vezes normais, salvo em alguns momentos que
conceituam como bons.
Tal feedback é fundamental, já que o primeiro cliente/turista é a
própria população, que precisa acreditar e dar crédito à oferta turística do
município. Este convívio entre a população e o turista é comum, no qual
ocasionalmente estão usufruindo dos mesmos produtos e serviços.
Deste modo, é fundamental que o empresariado entenda que a satisfação
deste consumidor interno é necessária, dando qualidade à forma de atender, de
prestar determinados serviços ou entregar algum produto adquirido.
Quanto às atividades de lazer, turismo e esportivas – mesmo estando mais
relacionados com o poder público – também precisam ter atenção na organização,
conservação e melhorias contínuas de equipamentos adequados.
Aqui, mais uma vez a população conceitua como normal, e em poucos
momentos afirmam que são boas opções.
No que tange o turismo, a grande maioria deseja que a cidade invista em
eventos, organize internamente seus atrativos turísticos e busque incrementar
novas opções, principalmente nas vocações já existentes e conhecidas por todos.
O turismo religioso é sem dúvida uma frente a ser seguida, como também
os eventos de agronegócio, pois ambos contam com forte presença e participação
da comunidade local. Não obstante, é preciso elevar o potencial turístico
advindo do patrimônio histórico e cultural de Miracema, pois são considerados
pela população como uma boa opção a ser apresentada para os visitantes e
turistas.
Como a maioria da população não acredita que a cidade esteja preparada
para receber visitantes e turistas, o município precisa efetivamente trabalhar
internamente, principalmente com os produtos turísticos já existentes. Outro
fator que pode apoiar esta tese,é trabalhar alguns projetos de sensibilização,
envolvendo ativamente a população, que é parte integrante do destino e neste
caso, tida como diferencial, com os moradores considerados ótimos anfitriões.
Ícone da cidade, a Igreja Matriz é a “menina dos olhos” da população,
que vê na religiosidade um caminho promissor para o desenvolvimento do turismo.
O mirante também é outro atrativo que precisa ser trabalhado, condicionando
todo um esforço dos órgãos públicos, seja nas condições, como na
acessibilidade.
O turismo é sem dúvidas uma opção a mais para Miracema, incrementando a
renda e gerando oportunidade de empregos. É preciso que haja, como já falando
anteriormente, um projeto amplo e unificado que externe todo o potencial
existente no município e região.
Visitantes e
Turistas
- No geral, os visitantes e turistas de Miracema residem bem próximo ao
município, e buscam visitá-la em função da religiosidade ou do convívio com
parentes e amigos.
A grande maioria retorna à cidade várias vezes ao ano, e obtém aval para
avaliar os serviços prestados no destino. Como a maioria viaja com sua família,
com pelo menos quatro ou cinco pessoas, as empresas e os atrativos locais
precisam estar atentos e oferecer seus produtos e serviços a altura do
esperado.
Muitos dos entrevistados elogiam a hospitalidade da população de
Miracema, enaltecendo o bem-estar durante sua estadia. De fato, cobram mais
opções de lazer, organização dos atrativos turísticos e maior segurança.
Deste modo, o município precisa identificar e mensurar constantemente a
demanda turística existente, criando um canal estreito com este público,
proporcionando conforto e satisfação no período em que estão presentes na
cidade.
Equipamentos
Turísticos
- De maneira condensada, uma vez que a interpretação dos dados
apresentou o atual cenário das empresas que têm seus negócios nesta categoria,
é preciso que haja uma intervenção rápida, em especial das entidades
representativas (Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sebrae,
entre ouros), pois estes empreendimentos vivenciam um momento difícil, em que a
maioria está estagnada ou vem reduzindo sua lucratividade, faturamento e o
número de clientes.
Estes fatores, mesmo que internos e isolados afetam gradativamente a
econômica local, gerando débitos no mercado de trabalho, nas relações
comerciais entre fornecedores e empresas e até mesmo na qualidade final de seus
produtos e serviços. É preciso conciliar um trabalho que enlace o destino, o
setor empresarial e demais parceiros estratégicos, em que, unidos, trabalharão
em prol dos resultados e melhorando as condições do mercado como um todo.
Com as avaliações das pesquisas do estudo, confirmase que o turismo em
qualquer município ou região requer um planejamento uniforme e integrado, devendo
ser realizado em consonância com a identidade do destino e suas vocações
turísticas existentes."
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