sábado, 12 de abril de 2014

Faltam placas de conscientização ambiental na APA Miracema


Encontrei hoje com os exímios ciclistas miracemenses André, o Xoxo, e Carlinhos Nunes na Serra da Ventania. Eles estavam pedalando junto de um grupo maior de ciclistas. Eles me disseram que havia um cachorro-do-mato atropelado exatamente no local que havia uma placa indicativa do início da APA Miracema (altura do Km 7 da RJ-116).

Volto a solicitar às autoridades do executivo e legislativo de Miracema que providenciem placas com dizeres sobre preservação ambiental nas unidades de conservação do município (APA e RVS). De preferência, tais placas não deveriam conter outros dizeres além dos estritamente preservacionistas. Quem passa pelo local deve tomar consciência que o local é de preservação ambiental. Isso vem a ser o mínimo que o governo municipal deveria fazer para manter o local preservado, visto o retorno financeiro que tais áreas tem proporcionado aos cofres públicos do município como o recebimento do ICMS-Ecológico.

Este cachorro-do-mato é o quinto animal que encontro atropelado em um espaço relativamente curto de tempo, cerca de três anos e pouco, apesar de não frequentar com constância estes locais. Em outra postagem mostramos fotos dos outros quatro animais que foram atropelados na APA (aqui).

Infelizmente, o cachorro-do-mato hoje em dia encontra-se ameaçado devido à crença fantasiosa que ataca criações, pela caça amplamente praticada, mesmo que proibida, pelo desmatamento e pela contaminação proveniente dos agrotóxicos e inseticidas que ingere de suas presas.

A seguir, fotos tiradas na APA Miracema nestes dias:

Besourinho-de-bico-vermelho fazendo ninho.

Marimbondo-caçador. Este marimbondo ataca e mata tarântulas muito maior que ele.


Copas roxas se destacam

Gavião-caboclo

 Cachorro-do-mato atropelado debaixo da placa indicativa do início da APA, que existia no lugar

Nenhum comentário: