sábado, 19 de outubro de 2013

IBA Laranjal/Miracema

Link para postagem mais completa sobre o IBA Laranjal/Miracema



Uma IBA (Important Bird Area), ou Área Importante para Aves, é uma área designada por ser um importante habitat em nível mundial para a conservação de populações de aves. São identificadas por organizações nacionais de conservação. Ao serem assim designadas tornam-se alvos concretos para ações de conservação da natureza, sendo utilizados também para reforçar as redes de Áreas Protegidas já existentes.

A IBA Laranjal/Miracema, indicada com seta preta e vermelha no mapa acima, abrange, além de municípios mineiros, Miracema e Laje do Muriaé no RJ. Não deve ter sido por acaso que a APA Miracema e RVS da Ventania foram estabelecidas exatamente nesta parte da IBA Laranjal/Miracema. Os dois símbolos com ponto rosa indicados no mesmo mapa representam a APA Miracema e o RVS da Ventania. A seguir mapa de Miracema com as indicações destas duas citadas unidades de conservação.

Realmente, é nesta área que foram registradas até o momento a maioria das 148 espécies de pássaros no município de Miracema, conforme podemos constatar no Wiki Aves (link para este site). Inclusive pássaros raros, como o falcão-de-peito-laranja.

Isto posto, não resta dúvida que esta área vem a ser a mais promissora para atrair turismo ecológico em Miracema como o birdwatching. Contudo, o principal acesso a esta área, que é a estrada vicinal da subida para a Serra da Ventania localizada logo após a fazenda da Cachoeira na altura do quilômetro 8 ou 9 da RJ-116, precisa ser mantida periodicamente por ser uma subida muito íngreme. Esta estrada passou recentemente por uma manutenção, mas faltaram aterros com pedras em pontos cruciais como o da frente da entrada da fazenda Bananal, que quando chove forma atoleiro intransponível para veículo comum. Alô Prefeitura!

Divulgação de Miracema

Fui, recentemente, contatado por um biólogo que está escrevendo um livro sobre os pássaros do estado do Rio e ele manifestou interesse em conhecer a APA Miracema, habitat do falcão-de-peito-laranja que foi ali registrado (único registro no estado do Rio). Taí uma grande oportunidade de divulgação turística de Miracema.

A seguir fotos feitas na APA Miracema:

Besourinho-de-bico-vermelho (macho adulto)
 Estrelinha-ametista (fêmea adulta)
 Gaturamo-verdadeiro (macho adulto)

Link para outra postagem sobre o IBA Laranjal/Miracema

Nenhum comentário: