terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estado firma convênio com a Caixa para oferecer crédito rural a agricultor

Emater vai elaborar projetos de financiamento rural junto ao banco

Os produtores rurais fluminenses enquadrados no Pronaf contam, a partir de agora, com mais uma importante instituição financeira na hora de recorrer ao crédito rural. O Governo do Estado firmou convênio com a Caixa Econômica, o primeiro com a instituição financeira no Rio, para dar acesso à crédito rural e assistência técnica por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater).

Na avaliação do secretário de Agricultura, Christino Áureo, com o convênio o Rio de Janeiro passa a ter mais uma opção importante para dinamizar o crédito rural, que ampliou o atendimento de 1.800 para 12 mil produtores, nos últimos seis anos.

- A Caixa tem uma rede de agências que permite uma capilaridade muito grande. Nosso esforço bem sucedido nos últimos anos elevou as aplicações da carteira agrícola no Estado, que saltaram de R$ 17 milhões para R$ 250 milhões. Agora, queremos alcançar um novo patamar quantitativo e qualitativo e, para isso, a presença da Caixa é fundamental – disse o secretário.

Na ocasião, o superintendente regional da Caixa no Rio de Janeiro, José Domingos Correa Martins falou do desafio para a instituição em entrar neste novo canal, destacando a importância da parceria com a secretaria, através da Emater, para o sucesso do trabalho.

- Queremos que olhem com confiança para nossa rede e vejam nela além de uma opção de crédito ao produtor, oportunidades de soluções para os quais prestam assistência técnica. Vamos contar com toda a nossa equipe de gerentes das diversas regiões do estado e pretendemos avançar muito nas operações de financiamento - afirmou.

Para a presidente da Emater, Stella Romanos a assinatura do convênio representa um marco para a agricultura fluminense na medida em que disponibiliza aos produtores rurais mais uma opção de crédito, além da já existente com o Banco do Brasil.

- Acredito que a experiência da Caixa no segmento imobiliário poderá ser aproveitada na área rural. Outro ponto positivo é a quantidade de agências no interior, que vai facilitar muito a vida do nosso produtor - finalizou. 

Imprensa RJ

Nenhum comentário: