sexta-feira, 1 de junho de 2012

IVANY SAMEL REPRESENTA MUNICÍPIOS DO NOROESTE/NORTE NO PLANO MUNICIPAL DA MATA ATLÂNTICA 


Em solenidade realizada no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, nesta sexta-feira (1/6), o secretário do Ambiente, Carlos Minc, entregou um veículo para cada uma  das 57 prefeituras, inicialmente escolhidas, para usar nas ações de fiscalização ambiental nos municípios. Outra postagem relacionada (aqui)

Durante a solenidade, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Inea, Marilene Ramos, e o prefeito de Miracema, Ivany Samel, que representava os 15 municípios do Norte e Noroeste fluminenses, assinaram o termo de cooperação para a implantação dos respectivos Planos Municipais da Mata Atlântica.

Pelo termo, a Secretaria fará o repasse de R$ 20 mil, recursos provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), para, entre outros itens, criar nessas regiões novas unidades de conservação, formar corredores ecológicos e identificar as áreas de preservação permanente e outras de interesse ambiental, além de implantar viveiros de espécies nativas de Mata Atlântica, cuja produção será destinada aos reflorestamentos previstos pelo plano de cada município.

– Embora nosso estado seja hoje o que menos desmata, com um índice de desmatamento quase insignificante, queremos não só manter o que temos, mas restaurar parte da antiga cobertura vegetal que tínhamos. E a Região Noroeste especialmente é muito devastada, onde os remanescentes de Mata Atlântica são muito escassos. Então, acreditamos que esta é uma forma de buscar bons resultados onde esta recuperação é mais viável, onde ela é mais importante para a biodiversidade – justificou Marilene Ramos. 

Foram contemplados com o termo, que conta com a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica, os municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Lajes de Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, São Fidélis e Varre-Sai. O prefeito de Itaocara, Alcione Correa de Araujo, agradeceu em nome dos colegas mais esta parceria com o Governo do Estado.

– Ambiente é vida e resgatar a Mata Atlântica é muito importante para nossa região. Juntando os nossos esforços, estado e municípios, estaremos garantindo uma qualidade de vida muito melhor para as futuras gerações – ressaltou o prefeito.

Fonte: Imprensa RJ

Um comentário:

PT DE MIRACEMA disse...

O BLOGUE DO PT DE MIRACEMA JÁ ESTÁ NO AR. SIGA!
ptdemiracema.blogspot.com