quinta-feira, 22 de abril de 2010

PASSEIO PELA ZONA RURAL II

Neste feriado de 21 de abril saímos para um passeio pela zona rural da região. Desta vez fomos perambular, no lombo da moto, pelos ares da nossa vizinha Minas Gerais. Nós, o trio admirador da natureza Larry, Chumbinho e eu. Iniciamos o percurso pelo Moura. Rodamos 90 km. A primeira foto é da capela localizada no sítio Mata:


Daí, seguimos em direção a Cisneiros, distrito de Palma. Nesse caminho demos de cara com um casal de siriemas (Cariama cristata), que se dispersaram um para cada lado da estrada. Demos uma clicada em um deles, embora estivesse um pouco distante. Também fotografamos, pelo caminho, um marco da divisa dos Estados RJ-MG:

Chegando em Cisneiros, demos um pulo em Itaperuçú, outro distrito de Palma, que fica muito próximo. Voltamos para Cisneiros e visitamos a ponte de trem sobre o rio Pomba, hoje desativada, pois o trem não passa mais por ela. A imponente ponte tornou-se um verdadeiro monumento à ferrovia:


Depois fomos visitar a represa da nova Usina Hidrelétrica da Barra do Graúna, que fica perto do povoado de Cisneiros. Ela está completamente cheia d’água. Pelo lado que escolhemos para ver a represa da Usina não foi possível sacar boa foto. Fico devendo.

Almoçamos em Cisneiros e fomos adiante em direção a Campelo – distrito de Pádua. Paramos no caminho em diversas propriedades rurais de pessoas conhecidas. Poderíamos mostrar muitas fotos de belas sedes destas propriedades que vimos ou paramos, porém, escolhemos esta, pela sua simplicidade, singeleza e bom gosto de seu proprietário:


Lá fotografamos uma criação de galinhas soltas, onde também havia perus e galinholas. Veja que beleza:


Pudemos também tirar foto do frango-dágua-azul (Porphyrio martinica) no açude da mesma propriedade:

De lá, pegamos a estrada vicinal em direção a Campelo e seguimos de volta a Miracema.

Maiores informações sobre as aves silvestres citadas neste "post" podem ser vistas nos endereços: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seriema e http://www.wikiaves.com.br/frango-d_agua-azul .

9 comentários:

AngelMira disse...

Hélcio, essa encantadora sede é da Fazenda do saudoso João Carlos MOreno?

AngelMira disse...

Ah! Esse seu blog anda dando água na boca,... Que vida boa!

larry disse...

Cara Angeline:
Posso dizer que esta casa é de um grande amigo nosso... e miracemense, não é do João Moreno.
Para se chegar a esses lugares nossa coluna sofre bastante, devido ao péssimo estado das estradas, mas somos recompesados com muitas belezas naturais.
Abraços.

AngelMira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AngelMira disse...

Larry, estou falando do João Carlos Barcelos Moreno, casado com a Dona Aminie (não sei se é assim que se escreve). Os filhos moravam em Pádua, pelo menos uma filha...
É que ela se parece muito c a sede dessa fazenda a que me referi. Após a praça de Campelo, entrando na rua do Armazém que tinha na esquina da praça, seguimos direto e lá ná frente viramos à direita.
Falarei c vc pessoalmente.

Pina Jr disse...

Companheiro, fiquei com água na boca, louco para conhecer esse paraíso por aí. O problema é que não ando de moto nem por nada nessa vida ....as fotos estão ótimas!!!!

AngelMira disse...

Ah! Passei p esses lugares essa semana, mas de carro... e na estrada de chão! Muito bom!

larry disse...

Caro Pina Jr :
Pode vir tranquilo que o tombo aqui é pequeno. Adamos devagar para podermos observar melhor as belezas naturais,
Abraços.

Pina Jr disse...

Larry: posso ir caminhando??? de moto vai ser difícil....prefiro que o tombo seja caminhando...rsrsr