quinta-feira, 31 de maio de 2012

Itaocara recebe serviço de tomografia computadorizada móvel

O aparelho atenderá também pacientes de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre e Sai

Itaocara, na Região Noroeste Fluminense, recebe um dos tomógrafos móveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES) a partir de 4 de junho. A carreta vai estacionar na Praça Toledo Pizza, em frente ao Hospital Municipal de Itaocara. O aparelho fica na cidade até 16 de junho e também atenderá pacientes dos outros municípios da região como Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre e Sai.

Instalado em uma carreta especial, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos, enquanto outros aparelhos levam de 20 e 40 minutos, permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à Prefeitura.

O tomógrafo móvel funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. As tomografias móveis funcionam com gerador externo ou eletricidade externa, mas possuem um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e contam, ainda, com vestiário para o paciente. O projeto de levar os exames de tomografia computadorizada ao interior do estado começou em 2009 e já atendeu a quase 40 mil pacientes, realizando, até agora, mais de 51 mil exames.

Agendamentos e condições

Os agendamentos dos serviços de tomografia móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem telefone celular recebe essas informações via mensagem de texto (SMS) até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico. Pacientes que estejam internados também são aceitos, desde que não estejam ligados a equipamentos ou agitados. Exames sob anestesia/sedação não poderão ser realizados.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: