quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uerj leva a exposição Máscaras a Itaguaí


Máscara cedida pela Prefeitura de Miracema estará na exposição

A fim de fortalecer a atuação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em cidades do interior do estado, o Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com a prefeitura de Itaguaí, promoverá a exposição Máscaras, entre os dias 29 de junho e 12 de julho, na Casa da Cultura da cidade.

A mostra, que esteve na Galeria Candido Portinari, no campus Maracanã da Uerj, em novembro de 2011, apresenta um pouco do universo das Folias de Reis por meio das máscaras utilizadas pelos palhaços durante as peregrinações às casas dos devotos. O material exposto faz parte do acervo do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), do Museu de Folclore Edison Carneiro, da Prefeitura de Miracema e também de alguns colecionadores e palhaços de diversos grupos de Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro.

As Folias de Reis consistem em manifestações populares presentes em diversas regiões do País. Realizadas durante o período dos festejos natalinos e se estendendo, no Rio de Janeiro, até 20 de janeiro, dia de São Sebastião, as peregrinações dos grupos de Folias de Reis são como uma reprodução da viagem dos três Reis Magos à cidade de Belém, local de nascimento de Jesus. Os palhaços - integrantes de grupos de Folia de Reis juntamente com o mestre, o contra-mestre, o bandeireiro e o músico - utilizam máscaras, elementos marcantes que os caracterizam e personificam, produzidas com diversos tipos de materiais, formas e estilos e que se destacam também pelas cores vibrantes e alegres.

Na maior parte dos casos, as Folias de Reis se originam de promessas religiosas, feitas pelas pessoas aos Reis Magos. Ao alcançarem às graças, se propõem a formar um grupo de Folia de Reis que, uma vez constituído, deve atuar durante sete anos consecutivos, obrigatoriamente. A ida da mostra para Itaguaí faz parte de um projeto de itinerância, desenvolvido pela Coordenadoria de Exposições (Coexpa) do Departamento Cultural da Uerj, e iniciado em janeiro de 2012, com esta mesma exposição, que já foi recebida em 8 cidades do Rio de Janeiro, partindo sempre da parceria entre a Universidade e a administração do município interessado.

Serviço: Exposição Máscaras

Local: Casa da Cultura
Rua Ismael Cavalcante s/n – Centro – Itaguaí – RJ
Tel.: (21) 2334-0114
Abertura: 29 de junho de 2012, sexta-feira
Visitação: De 29 de junho a 12 de julho de 2012
Entrada franca

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: