quinta-feira, 3 de maio de 2012


3 DE MAIO DE 1936

No início de 1936, o Almirante Protógenes de Guimarães foi conduzido ao cargo de governador do estado do Rio de Janeiro, após as tumultuadas eleições realizadas em setembro e repetidas em novembro de 1935. Newton Cavalcanti foi nomeado interventor federal no estado do Rio de Janeiro neste mês, logo após a saída de Ary Parreiras, para garantir o pleito e a posse de Protógenes de Guimarães.

Em 10 de abril de 1936, Ventura Lopez, então presidente do Partido Separatista, recebeu telegrama do Palácio do Ingá, solicitando sua presença para combinar a nomeação de autoridades para o novo município. Alguns dias após, o líder da causa separatista Ventura Lopez foi recebido pelo governador do estado, Almirante Protógenes Guimarães, no Palácio do Ingá, para tratar da instalação e nomeação de autoridades do novo município.

O governador Protógenes Guimarães assumiu o compromisso de interferir junto às lideranças de seu governo na Assembléia Legislativa para, o mais rápido possível, definirem a data de instalação do novo município, e, que, inclusive, iria pessoalmente efetuar tal instalação.

Em 12 de abril de 1936, foi promulgada a Lei nº 9, que designou o dia 3 de maio de 1936 para a instalação do município.

Em 28 de abril de 1936, foi nomeado o Dr. Mário Pinheiro Motta para prefeito de Miracema.

Em 3 de maio de 1936, chegou à Miracema o governador do estado, Almirante Protógenes Guimarães, acompanhado do presidente da ALERJ, Dr. Arnaldo Tavares, e de outras autoridades estaduais, para instalar o município de Miracema.

Trecho extraído da postagem A CEMA DE MIRA. Tal trecho é de autoria do Sr. Jofre Geraldo Salim.

PARABÉNS MIRACEMA, PELOS 77 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!

Nenhum comentário: