terça-feira, 22 de maio de 2012

EVOLUÇÃO DA TAXA DE APROVAÇÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE 

De acordo com os dados divulgados pelo INEP, relativos a 2007 e 2011, todos municípios da região aumentaram a Taxa de Aprovação no ensino fundamental, com exceção de Laje do Muriaé. No ensino médio, nos treze municípios da região houve aumento da taxa de Aprovação.

Esta foi a última postagem, de uma série de cinco, sobre as Taxas de Aprovação e Abandono Escolar das redes de ensino do Noroeste fluminense. O propósito de tais postagens foi de mostrar a situação do ensino na região para que haja iniciativas que visem aprimorar o quadro. 

Vimos recentemente, através do IBGE, que o salário do professor é o mais baixo do país entre as profissões de nível superior, embora tenha havido alguma evolução: em 2010 a renda média de um professor de nível fundamental equivalia a 59% da dos demais trabalhadores com nível superior, enquanto em 2000 esta relação era de 49%. 

A continuar assim (evolução média do salário do professor de 1% ao ano em relação a média dos demais trabalhadores), estes profissionais terão que esperar 41 anos para que tenham a remuneração que eles merecem, o que seria um contra senso com o crescimento econômico alcançado pelo Brasil, que exige maior rapidez no aprimoramento da educação para que os novos postos de trabalho qualificado encontre profissionais para preenchê-los. 

Postagens relacionadas:

Nenhum comentário: