segunda-feira, 28 de maio de 2012

LIXÃO NO NOROESTE FLUMINENSE PREOCUPA
Lixão em Miracema - foto: blog Miracema Fiscalizando

Grande passo será dado pelo Governo do Estado com o fechamento do Lixão de Gramacho, no próximo 1º de junho. Segundo o secretário do Ambiente, Carlos Minc, 86% do lixo produzido no estado vão para aterros sanitários onde o solo é impermeabilizado e tem tratamento adequado do lixo e do chorume. 

A situação no Noroeste fluminense preocupa, não tem na região nenhum aterro sanitário. Os 13 municípios da região, mais São Fidelis e Cardoso Moreira, vizinhas do Norte, representam metade dos municípios do estado que contam com lixões sem tratamento para evitar a contaminação do solo e de rios próximos. Um aterro sanitário está previsto para a região e deverá ser implantado até 2014 – meta da Secretaria estadual do Ambiente para erradicar todos os lixões e fazer com que os 92 municípios do estado deem destino adequado aos seus resíduos. 

Custos 

A tonelada de lixo em aterro sanitário pode custar cerca de quatro vezes mais do que a tonelada de lixo destinado a lixões. Segundo Minc, será difícil para alguns municípios: hoje, o Estado do Rio subsidia R$ 20 por tonelada para dois municípios e já tem mais de 30 na fila. 

Certamente tal dificuldade existirá para os municípios do Noroeste fluminense, considerada a região mais pobre do estado. 

Com informações do Globo de hoje

Nenhum comentário: