sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Festa de arremate reune em Italva 15 Folias de Reis do Norte-Noroeste Fluminense



No sábado passado (4), Italva promoveu o IV Encontro Regional de Folia de Reis. Estiveram presentes no encontro Folias de Reis de Miracema, Porciúncula, Itaperuna, São Fidélis, Cardoso Moreira e, claro, da anfitriã Italva.

Miracema foi representada no encontro pelas Folias de Reis: Paz e Harmonia; Três Reis Acompanhada do Mártir São Sebastião;  e Seguimento dos Três Reis. A Prefeitura Municipal de Miracema patrocinou a ida dessas Folias de Reis ao evento.

Folia de Reis - encenações feitas por grupos de devotos dos três reis magos (Belchior, Baltazar e Gaspar) que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, levando-Lhe presente de ouro, incenso e mirra. Com vestimentas características, instrumentos e com a figura do palhaço, que não entra nas casas e está sempre mascarado e fantasiado, para não sofrer perseguições por seus discursos mais críticos e políticos sobre a comunidade, o costume passa de pai para filho.

Na segunda-feira passada (6), Dia de Reis (dia também de desarmar a Árvore de Natal, segundo a tradição), foi organizado pela Associação de Moradores do Alto do Cruzeiro um encontro de confraternização de Folias de Reis de Miracema, na Praça São Benedito - Alto do Cruzeiro. Evento também patrocinado pela PMM.

As Folias de Reis de Miracema vão continuar percorrendo os bairros do município pelo menos até 20 de janeiro.

A tradição cristã segue firme desde o período colonial e pode virar patrimônio imaterial do Brasil: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) renova este ano com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) o termo de cooperação técnica firmado há cerca de três anos para mapear os grupos de folia de reis que resistem nas ruas do estado do Rio.

- A festa é de tradição católica, embora a Igreja nunca tenha conseguido controlá-la. Afinal, os três reis magos são mágicos, têm poderes. São meio como São Jorge, de devoção popular e muito míticos. Ninguém sabe se eles realmente existiram. Além disso, um dos reis magos é negro, o que dá à festa um corte racial, além de social. Trata-se de um festejo muito leigo e de tradição oral. Os participantes contam o nascimento de Jesus e inventam histórias do que teria acontecido depois. Recebendo o título, a festa ganha visibilidade e vida nova. -  Conta a historiadora Martha Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-doutorada em estudos sobre a cultura negra.

Com informações e foto do sítio oficial do município de Miracema e do O Globo

Um comentário:

JORGE M. SOUZA disse...

Ô mARCIO, PORQUE VC NÃO OLHA O BROG MIRACEMA DO JOSE SOUTO, PARA VER A SITUAÇÃO DA ÚTIL!!!!!!OU VC É MAIS UM COM MEDO DO GENERAL HITLER ORSAY.VC COMO DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE DEVERIA PUBLICAR A MATERIA OU PELO MENOS COMENTAR,
ABÇS.

JORGE M. SOUZA