sábado, 20 de outubro de 2012

Produção de leite no Noroeste Fluminense em 2011

A tabela abaixo mostra a produção leiteira do Noroeste Fluminense, com subtotais das duas microrregiões (Itaperuna e Santo Antônio de Pádua). Foram 142 milhões de litros de leite produzidos na região em 2011, o que proporcionou para os produtores 107,6 milhões de reais.

As vacas mais produtivas da região são as de Itaocara, em média cada vaca produziu 1.825 litros em 2011. Enquanto em Miracema foi registrada a mais baixa produtividade da região, apenas 807 litros por vaca ou menos da metade da produtividade de Itaocara, o que indica que Miracema precisa urgentemente de orientação profissional e ajuda da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio para melhorar a qualidade das vacas leiteiras do município. Em São José de Ubá e Italva também foi registrada baixa produtividade, respectivamente, 846 e 857 litros por vaca. A produtividade destes três municípios está bem abaixo da média do Noroeste fluminense, 1.146 litros.

São José de Ubá foi o município onde a predominância do rebanho bovino é leiteira, 57% do rebanho são de vacas, enquanto a predominância do rebanho em Cambuci é de engorda, tendo neste município 83% do rebanho nesta categoria.


Nenhum comentário: