segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Efetivos dos rebanhos de médio porte do Noroeste Fluminense - 2011


Segundo pesquisa realizada pela Coordenação de Agropecuária, da Direção de Pesquisas do IBGE, em 2011 a principal criação de animais de médio porte no Noroeste Fluminense foi a de porco. O rebanho suíno apresentou mais do dobro de cabeças do que os demais rebanhos de médio porte (caprino e ovino) da região.

São José de Ubá foi o principal criador de suínos, com 21,89% do rebanho da região. Em seguida, Santo Antônio de Pádua, com 12,26%, Itaperuna, com 11,94%, Miracema, com 10,51%, ...

Em relação aos rebanhos de caprino e ovino, Itaperuna apresentou as maiores criações da região, com 36,44% e 26,44%, respectivamente. Em seguida, Cambuci, com 14,13% e 22,41%, respectivamente.  Nos demais municípios as criações destes animais representaram menos de 10% dos totais destes rebanhos da região.



O blog tem procurado divulgar informações estatísticas relacionadas à agropecuária dos municípios do Noroeste Fluminense, com o objetivo de formar um banco de dados, para que com base nestas informações se possa deixar bem clara as vocações de cada lugar e abrir discussões que visem o aprimoramento e crescimento agropecuário dos municípios da região.

A idéia é mostrar as experiências de cada município, sejam elas bem sucedidas ou não. Se for bem sucedida, ótimo, se não for, pelo menos serviu para mostrar isto, para que haja políticas públicas visando às devidas correções naquele segmento.

A agropecuária na região tem raízes históricas e dela dependem muitas famílias, por isso deve ter atenção especial dos governos de todas as esferas, para que haja políticas voltadas para o melhoramento da produtividade e competitividade dos segmentos vocacionais de cada lugar.

3 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, muito importante esta divulgação sua desta Pesquisa dividida por partes em relação ao que deveria ser, realmente , olhado com mais atenção por nossos Governantes, como alternativa de Geração de Emprego e Renda, Vida com Dignidade em nossa Região; evitando a migração para as cidades, desemprego, dependência do Governo, ociosidade, álcool e outras drogas, tráfico, perda da qualidade de Vida e da Dignidade, gerando VIOLÊNCIA SEM CONTROLE em pouco tempo.

Só queria saber como foi feita esta Pesquisa: foi através da Secretaria Estadual de Agricultura e Defesa Sanitária Animal, que controla as Vacinações? Em Miracema somente este Órgão tem estes dados; nenhum outro mais tem contato conosco, Produtores e Agricultores Rurais.

Poderia me informar com certeza? EMATER poderia ter dos pequenos animais, mas somente dos envolvidos em seus Projetos.

Seria importante saber o autor dos dados para se saber com certeza a confiabilidade e/ou somente " projeção ", me desculpe.

Abraços e obrigada por se lembrar e fazer este importante trabalho também,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,
Sei que você é uma apaixonada pelo tema agropecuário e sempre deseja ampliar seus conhecimentos a respeito. Sei também que você é miracemense, assim como eu, meio mineiro e desconfiado, querendo saber de tudo no mínimo detalhe.
Mas, vamos à resposta da sua pergunta. Os critérios utilizados pelo IBGE para levantar os dados da pesquisa são muito complexos. Eles tem um documento, disponível na internet, através deste link http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/PesquisasAgropecuarias2002.pdf , que explica tudo.
Mas, resumidamente, em relação ao levantamento municipal do rebanho de suínos, eles disseram, nesse mencionado documento, o seguinte:
“Quanto aos suínos, obtém-se dados da Campanha de Vacinaçăo da peste
suína (tradicional ou africana) sobre animais doentes e sacrificados no município,
registrados por órgăos oficiais, informaçőes de granjas especializadas na criaçăo de
suínos, de matadouros, indústrias e frigoríficos que trabalham com produtos suínos
e de órgăos de assistęncia técnica e assistęncia sanitária ao rebanho. Estas săo as
fontes mais importantes de informaçăo.”
Mas, não deixe de baixar da internet o documento supramencionado.
Abraços,

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, obrigada pela informação.
Meus 50% de sangue mineiro e 13 anos de residência em Juiz de Fora ( retornei há 1 ano para esta cidade deliciosa e tranquila ) também me levam a desconfiar e muito de determinadas informações...
Mas vamos em frente e o importante é que voce está nos trazendo a tona a Agropecuária - Hortifrutigranjeiros da nossa Região, a ser pensada como opção de Geração de Empregos e INCLUIDA nos Projetos dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Abraços e ótimo feriado,
Rachel Bruno