terça-feira, 30 de outubro de 2012

Itaocara e São Sebastião do Alto recolhem embalagens de agrotóxicos


Quatro toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos foram recolhidas nos municípios de São Sebastião do Alto e Itaocara, durante a campanha de recolhimento realizada na ultima semana, conjuntamente pela secretaria de Agricultura e Pecuária (Defesa Agropecuária e Emater-Rio), prefeituras locais, Sindicato Rural de São Sebastião do Alto e Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense (Arasef).

Em Itaocara, no Noroeste Fluminense, é a quinta vez que a campanha acontece, sempre acompanhada de um grande trabalho de conscientização junto aos agricultores e também nas escolas.

- A campanha nas unidades de ensino surte efeito porque as crianças transmitem as informações aos pais. Além disso, elas também fiscalizam e cobram a atitude correta - diz Mateus Aguiar, extensionista da Emater-Rio.

Os agentes municipais de saúde também foram mobilizados e repassaram as instruções nas visitas domiciliares.
 
Há dez anos, o descarte era feito de outra forma no município. Naquela época, era comum construir um cemitério de resíduos e enterrar as embalagens na propriedade. Hoje já se sabe que isso prejudica seriamente o ambiente. Muitos agricultores deixavam os vasilhames espalhados na lavoura, jogavam nos córregos, queimavam e alguns até reaproveitavam para usos diversos, colocando a saúde em risco.

Já em São Sebastião do Alto, na Região Serrana, dois caminhões coletores da prefeitura percorreram onze localidades dos quatro distritos do município durante a sexta edição da campanha.

As quatro toneladas de embalagens recolhidas nos dois municípios foram levadas para o posto de recolhimento de Ponto de Pergunta, distrito de Itaocara, inaugurado recentemente.

O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, da secretaria de Agricultura, Renato Machado Ferreira, afirmou que a unidade ajudará no trabalho de fiscalização.

- Esta é uma grande conquista, fruto do trabalho de órgãos públicos e da iniciativa privada. Agora ficou mais fácil para o agricultor cumprir a legislação, porque existe um local apropriado para a devolução das embalagens - disse Renato.

Atualmente, a legislação federal determina que as empresas produtoras e comercializadoras de defensivos agrícolas implementem, com a colaboração do poder público, programas educativos e mecanismos de controle e estímulo aos usuários, para a devolução de embalagens vazias. Já os agricultores também possuem deveres, como o armazenamento dos produtos em recipientes originais, fora do alcance de crianças e animais e em locais trancados.

Outro procedimento requerido é a tríplice lavagem ou a lavagem sob pressão, antes do recolhimento. Os produtores só devem comprar os defensivos químicos com receituário agronômico e prescrição de uso, em estabelecimentos licenciados para venda. No ato da devolução, as embalagens devem estar ensacadas e identificadas com o nome do agricultor. Só assim ele receberá o comprovante de devolução.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: