quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Perfil da pecuária de Miracema – 2011


O IBGE divulgou informações estatísticas sobre a pecuária dos municípios brasileiros em 2011, onde apresenta dados do efetivo dos rebanhos e a quantidade e o valor dos produtos de origem animal, além da participação da pecuária do município em relação à mesorregião, microrregião e unidade da federação. Tais dados relativos a Miracema foram reproduzidos na tabela abaixo.

Na categoria grande porte, Miracema apresentou 27.480 cabeças de bovinos, o que representou 5,7% do rebanho do Noroeste fluminense. Em relação à microrregião (Santo Antônio de Pádua, Miracema, Itaocara Aperibé e Cambuci) o rebanho miracemense representou 13,3%, enquanto em relação ao estado foi de apenas 1,2%.

O rebanho mais representativo de Miracema na categoria grande porte foi o de bubalino. São 168 cabeças, que representou 21,9% do rebanho do Noroeste fluminense.

Na categoria médio porte, o destaque de Miracema foram os suínos, com 2.578 cabeças ou 10,5% do rebanho do Noroeste fluminense.

Na categoria pequeno porte, Miracema se destaca na criação de galos, frangas, frangos e pintos, tendo no município 36.124 cabeças ou 21,5% destas aves do Noroeste fluminense. Na microrregião, Miracema foi o único município que apresentou criação de coelhos: com 106 cabeças, a criação do município representou 16,1% da criação do Noroeste fluminense.

A produção de leite de Miracema em 2011 representou 4,9% da produção do Noroeste fluminense. Foram 6,942 milhões de litros de leite produzidos em Miracema naquele ano.O destaque do município na produção animal foi ovos. Com 122 mil dúzias, o município produziu 20,1% dos ovos do Noroeste fluminense.


Nenhum comentário: