segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Economia Fluminense apresenta leve recuperação da indústria em julho

Ascom da Fundação Ceperj

Indústria e comércio se recuperaram após dois meses de taxas negativas

Os indicadores da economia fluminense de julho de 2011 mostram uma leve recuperação da indústria (2,4%) e do comércio (0,6%) depois de dois meses de taxas negativas. A indústria apresentou em maio -1,8% e junho - 4,7%, enquanto o comércio -0,4% nos meses de referência. Na contramão, o emprego formal e a arrecadação de ICMS indicaram resultados negativos em julho, diante a decorrência da redução da produção dos principais produtos nos meses anteriores. Os dados são do Boletim de Conjuntura Econômica Fluminense da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) e podem ser visualizados na página: www.ceperj.rj.gov.br.

Em julho, a produção industrial do Rio de Janeiro, medida pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, com ajuste sazonal, registrou aumento de 2,4% em relação a junho. Na comparação com julho de 2010, foi observado decréscimo de 2,2% na Indústria Geral, 10,1 % na Indústria Extrativa (petróleo/gás) e 0,3 % na Indústria de Transformação. Entretanto, no acumulado do ano, registrou crescimento de 1,6% na Indústria Geral, 4,2% na Indústria de Transformação e queda de 8,5% na Indústria de Petróleo e Gás.

O comércio varejista do estado do Rio de Janeiro apresentou em julho deste ano resultado positivo, comparado com o mês anterior (ajustadas sazonalmente). A variação foi de 0,6% no volume de vendas, inferior a do país, com 1,4%. Nas demais comparações, obtidas das séries sem ajustes, o comércio varejista fluminense obteve, em termos de volume de vendas, um acréscimo de 6,9% sobre o mês de julho de 2010 e de 8,6% no acumulado do ano.

No emprego formal foram gerados apenas 10.968 postos de trabalho. Este pequeno saldo deve principalmente aos resultados positivos nos empregos dos setores de Serviços, com 3.452 postos, da Construção Civil, 3.589 postos, do Comércio, 1.871 postos, e da Indústria de Transformação, 1.278.

A Receita de ICMS de julho de 2011 totalizou R$ 1.905,7 milhões. No comparativo com junho de 2011 teve variação negativa de 9,9%. O resultado negativo foi influenciado pelo desempenho da Indústria, com -22,5%.

Para o diretor do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceep), responsável pelo Boletim de Conjuntura Econômica Fluminense, Epitácio Brunet, a economia do estado do Rio de Janeiro mantém panorama favorável.

- Por ser mensal, o Boletim de Conjuntura Econômica Fluminense traz oscilações em algumas variáveis, seja sobre emprego, comércio ou indústria. Todavia, no seu conjunto, os indicadores têm apontado para um dinamismo consistente da economia fluminense – avalia Brunet.

Nenhum comentário: