segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aperibé é a próxima cidade a receber mostra sobre o Paraíba do Sul
Alerj - texto de Symone Munay

A segunda etapa da exposição itinerante da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) “Paraíba do Sul: um rio de histórias” terá início na cidade de Aperibé, no Noroeste fluminense, nesta segunda-feira (17/10). A exposição, com material produzido pelo fotógrafo Rafael Wallace, da Diretoria Geral de Comunicação Social e Cultura da Alerj, e pelo jornalista Romildo Guerrante, permanecerá no município até o dia 23 de outubro, no Salão Espaço Vivo da Casa de Cultura de Aperibé.

“Estivemos em dez cidades com a mostra fotográfica que retrata o valor de um rio que tanto tem beneficiado os cerca de 12 milhões de pessoas que residem nas cidades banhadas por ele. A mostra promovida pela Alerj visa a alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação deste imponente patrimônio natural”, ressalta o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), que pretende estender a exposição para mais sete municípios.

Os 17 painéis móveis com iluminação direta contam parte da história do Paraíba do Sul, que cruza 37 cidades nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de muitas delas. Além disso, a mostra pretende chamar a atenção para a necessidade do cuidado com este patrimônio natural. O rio, que passa por 17 cidades fluminenses, é o mais importante do estado como manancial de água, trabalho e alimento. Além disso, é fonte de energia e serve de lazer para milhões de cidadãos nos seus 500 quilômetros de extensão.

A exposição “Paraíba do Sul: um rio de histórias” já esteve nas cidades de Itatiaia, Resende, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul e Três Rios. Depois de Aperibé, ela seguirá para Itaocara, entre os dias 24 e 30 de outubro.

Serviço
Exposição “Paraíba do Sul: um rio de histórias”
Local: Casa da Cultura - Salão Espaço Vivo
Endereço: Rua Praça Francisco Blanc, Centro
Horários: Segundas-feiras, das 14h às 20h; terças a quintas, das 9h às 21h; sextas, das 9h às 22 h; e sábados, das 18h às 22 h.

Nenhum comentário: