quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Arranjo Produtivo Local (APL) do Noroeste do estado do Rio recebe prêmio na Paraíba

Ascom do DRM-RJ

APL ficou na segunda colocação entre 10 selecionados de todo o país

O Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais da Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro recebeu, na terça-feira (4/10), o prêmio de Melhores Práticas, na segunda colocação entre dez selecionados de todo o país, durante a cerimônia de abertura do VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que teve início na sede da Federação das Indústrias da Paraíba, em Campina Grande (PA).

O presidente do Sindgnaisses (Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro), João Batista Lopes "Patinho", recebeu o prêmio juntamente com o presidente do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Flavio Erthal, e o gestor do APL de Rochas Ornamentais da Região Noroeste Fluminense, José Maurício Soares Reis, do Sebrae/RJ (Regional de Itaperuna).

- O prêmio é o importante reconhecimento ao processo de regularização ambiental e mineral das empresas de extração e beneficiamento de rochas reunidas no APL, envolvendo mais de 150 microempresas, e que reaproveitam resíduos da serragem das pedras decorativas para a produção de argamassa industrial, em processo reconhecido nacionalmente, e que já recebeu os prêmios Finep Inovação Tecnológico, Ouro Azul e Brasil Meio Ambiente - afirma Flavio Erthal.

A proposta premiada foi apresentada pelo Sindgnaisses, em colaboração com o DRM-RJ e o Sebrae/RJ, através da Regional Itaperuna, e descreve o processo de regularização das empresas junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), através de Termo de Ajustamento de Conduta e com o apoio de diversas iniciativas inovadoras, como o processo citado de reaproveitamento de resíduos para a produção de argamassa industrial e reuso da água.

O seminário de APL é um evento promovido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia; de Minas e Energia; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio; e este ano, o Governo da Paraíba. O evento se estende até esta sexta-feira (7/10).

Nenhum comentário: