segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Assistência Social do RJ promove encontro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Evento vai promover a discussão dos territórios rurais no Estado do Rio

Ascom da Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos

Nesta segunda-feira (24/10), começa o Encontro Interterritorial dos Colegiados dos Territórios Rurais do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá no auditório Machado Guimarães, na Rua do Carmo, nº 27. Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o evento se estende até o dia 25.

O encontro tem dois objetivos: formar a rede estadual dos colegiados territoriais e apresentar o plano de atividades firmado entre o governo estadual e o federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A parceria entre os dois órgãos deu origem ao Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), que é um dos instrumentos para a execução das ações do projeto que promove o desenvolvimento dos territórios rurais apoiando instituições que trabalham com a questão da agricultura familiar.

- Esse programa é de extrema importância porque envolve a sociedade civil, por meio das associações rurais, dos quilombolas, das populações tradicionais e do governo, com a união de 22 ministérios, secretarias de Estado e prefeituras. Os representantes dos colegiados dos três territórios, compostos por 27 municípios, vão ter a chance de participar de debates qualificados sobre educação, saúde, juventude, idoso para pensar o desenvolvimento dessas regiões - destacou o secretário de AssistRodrigo Neves.

O Estado do Rio possui três territórios apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial: Baía da Ilha Grande, Cidadanias Norte e Noroeste Fluminense, que juntos somam 30% dos municípios do estado. Há ainda o pré-território da Região Serrana, que já foi um importante pólo de produção de hortaliças.

Nenhum comentário: