segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RIO RURAL INSTALA FOSSAS SÉPTICAS NO NOROESTE
Sônia Maria Charret Moreira

As fossas sépticas são fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias, elevando a qualidade de vida da população do campo. Além disso, sua instalação beneficia o meio ambiente, que deixa de receber os dejetos humanos, antes jogados diretamente em rios, lagos, nascentes ou mesmo na superfície do solo.

A primeira fossa foi instalada, no último mês, no sítio Floresta, na microbacia Inverno, em Varre-Sai. De acordo com o técnico executor do programa, Manoel Duarte Ramos, outras 124 fossas já estão aprovadas para o município e até o final do projeto cerca de 600 famílias rurais serão beneficiadas em Varre-Sai.

Os técnicos das cidades onde as fossas estão sendo instaladas foram capacitados para repassarem aos beneficiários orientação sobre a adequada instalação das estruturas.

O Programa Rio Rural fornece aos produtores todo o material e apoio para a implantação das fossas, ficando sob responsabilidade do agricultor sua instalação e manutenção. Em Varre-Sai, a prefeitura disponibilizou a mão de obra e os produtores não terão gastos.

De acordo com o prefeito do município, Everardo Ferreira, formar parcerias é importante para o crescimento e desenvolvimento do município. Ele enalteceu o apoio do Rio Rural e o trabalho da Emater-Rio.

Com a implantação das fossas sépticas, Carla Ribeiro Vieira, de Varre-Sai, e Sônia Maria Charret Moreira, ganham qualidade de vida. Carla foi beneficiada pela instalação da primeira fossa adquirida com recursos do programa, enquanto na propriedade de Sônia, na microbacia Valão Grande, em Cambuci, os anéis de concreto e materiais necessários para a instalação já estão disponíveis. Na opinião de Carla, que antes tinha apenas um sumidouro em sua residência, a fossa vai melhorar muito a vida de sua família.

Sônia vive outra realidade, mas que em breve será modificada. Em sua casa todos os dejetos ainda são jogados in natura num valão próximo. O esgoto desce pelo cano que atravessa o quintal da residência e é despejado no valão.

– Com a fossa essa situação vai mudar. A gente nunca soube os problemas de saúde que isso pode dar e queremos fazer o que é certo. O material já está aqui e agora é só instalar – diz a moradora.

Mais de cinco mil famílias serão beneficiadas pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, com a instalação de fossas sépticas em suas propriedades com recursos do Banco Mundial. No Noroeste Fluminense, os municípios de Porciúncula, Natividade, Cambuci e Varre-Sai já participam das ações de saneamento, em fase de implantação.

(Com informações da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária)

Clique aqui para ver a postagem POPULAÇÃO RESIDENTE NA ZONA RURAL DOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amnigo Hélcio

A fossa é mostrada na foto?

Se é convenhamos muito estranha.

Existe modelo da Embrapa de custo razoável mas de excelente eficácia. A agua e lama são usadas em irrigação e fertilização, não poluindo o lençol freático e nem os cursos dágua.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória