quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IV ENCONTRO DE PRODUTORES DE CACHAÇA, EM QUISSAMÃ
Agroindústrias familiares produtoras de cachaça e derivados de cana, incentivadas pelo programa Prosperar, da Secretaria de Agricultura, participam entre os dias 7 e 11 de setembro, do IV Encontro de Produtores de Cachaça, em Quissamã. Promovido pela prefeitura do município, em parceria com a secretaria, através do Prosperar, e Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), o evento conta com o apoio do Instituto Federal Fluminense e Sebrae-RJ, e vai reunir mestres de cachaça, alambiqueiros, produtores rurais e estudantes no Parque de Exposições.

– Um encontro como este é importante para o fortalecimento do segmento, porque ajuda a divulgar e capacitar produtores. O Prosperar já concedeu financiamentos para investimentos em 15 agroindústrias de cachaça e derivados da cana, como açúcar mascavo e melado, num total de
R$ 735 mil – informou o coordenador do programa, Jairo Silva.
Ele destacou que a atividade, antes exercida em grande parte na informalidade, hoje vem conquistando espaço com a legalização das agroindústrias.

Uma extensa programação está prevista para os cinco dias do encontro. Entre elas, o I Curso de Gestão de Alambiques e Cachaça de Quissamã. As aulas serão ministradas pelo pesquisador da Pesagro-Rio, Arivaldo Viana, no Centro de Tecnologia e Engenhos, no Canto de Santo Antônio, nos dias 7 e 8 de setembro, das 9h às 16h.

Durante o evento, também acontecerá o II Seminário de Produção de Cachaça, que abordará temas como Tecnologia de Produção de Cachaça de Alambique, Legislação para Instalação e Produção de Cachaça, Incentivos do Programa Prosperar para Agricultura Familiar e Avaliação Sensorial da Cachaça. O seminário acontecerá na sexta-feira, dia 9, a partir das 13h30, no Centro de Convivência do parque de exposições.

A programação prevê ainda Concurso Regional de Cachaça, degustação e venda de produtos e derivados da cana, almoço com receita de cachaça, tour pelos alambiques de Quissamã e shows de forró, samba, chorinho e sertanejo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Haroldo Carneiro, explicou que o encontro é uma evolução de um movimento iniciado há quatro anos, com a retomada dos engenhos, valorização do produto, antes marginalizado.

– O município passou a incentivar a produção de cachaça de qualidade, rapadura e açúcar mascavo. Agora já temos na cidade toda a cadeia produtiva, com uma empresa que produz equipamentos para a produção, a matéria-prima e as fábricas – frisou.

Nenhum comentário: