terça-feira, 13 de setembro de 2011

MIRACEMA - NOTAS MÉDIAS DOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO REGULAR NO ENEM 2010

Notas médias totais (objetiva mais redação) obtidas pelas escolas (pública e privada) de Miracema que participaram do ENEM.

O Exame aplicado em 2010 foi composto por Redação e Provas Objetivas em quatro áreas do conhecimento: (1) linguagens, códigos e suas tecnologias; (2) ciências humanas e suas tecnologias; (3) ciências da natureza e suas tecnologias e (4) matemáticas e suas tecnologias.

A divulgação das médias do Enem por escola tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional desenvolvido no âmbito da escola, bem como subsidiando políticas educacionais.

Cabe ressaltar, no entanto, que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, diante do caráter voluntário do exame, aspecto este que requer duas observações.

A primeira refere-se ao fato de que, para algumas escolas, o número de estudantes que participaram do exame é demasiadamente pequeno, ou seja: uma reduzida Taxa de Participação torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola.

A segunda observação é que, mesmo para as escolas com alta Taxa de Participação no ENEM, os alunos participantes podem não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem, considerando o caráter voluntário do Exame.

O ENEM não calculou a média para escolas que participaram com menos de 10 alunos.

S/C = Sem Cálculo

Nenhum comentário: