sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Palestra em Itaperuna a empresários sobre gestão de água e energia

O 3º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Sistema FIRJAN, tratará da gestão de água e energia, indicando 13 ações simples que os empresários podem adotar para minimizar o gasto destes recursos. O material faz parte de uma cartilha que será entregue no evento e depois será disponibilizada para download gratuito no site: www.firjan.com.br/gestaoambientalmpe. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 0800 0231 231 ou 4002 0231.

O evento será realizado em Itaperuna no dia 19 de outubro, na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, localizada à Rua Apolinário Cunha, número 51, bairro Governador Roberto Silveira. No dia seguinte, 20, segue para Campos dos Goytacazes, na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense, cujo endereço é Rua Bruno de Azevedo, número 37, bairro Jardim Maria Queiroz. 

Conceitos e cases 

As recomendações da cartilha são baseadas nos conceitos de "pegada hídrica", que diz respeito ao volume de água que a empresa consome para produzir seus bens e serviços; e "pegada energética", que é a quantidade de energia necessária para essa mesma produção. O objetivo é orientar os empresários sobre a importância de economizar esses recursos para manter a viabilidade dos negócios, permitindo que a empresa seja ainda mais sustentável.

Dentre os temas presentes estão exemplos como: o acompanhamento periódico do hidrômetro para evitar problema de medição ou vazamento; a preferência por equipamentos de alto rendimento que reduzem o consumo de energia; a utilização da água da chuva para atividades secundárias; e como calcular o consumo de determinado aparelho para analisar se vale investir em um produto mais eficiente.

Cases de sucesso também serão apresentados por representantes do Centro de Tecnologia SENAI (CTS) Ambiental. O CTS realiza um diagnóstico personalizado para cada empresa, que mostra o potencial e a viabilidade técnica e econômica para melhorias em cada etapa do processo. Informações sobre esse diagnóstico, que pode ser contratado por empresas de qualquer porte, serão disponibilizadas no evento.

Ao final da palestra, especialistas em meio ambiente do Sistema FIRJAN farão uma rodada de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas específicas dos empresários e encaminhá-los a uma solução para o problema enfrentado.

Outras informações podem ser obtidas através da Assessoria de Imprensa da Representação Regional FIRJAN/CIRJ - Norte Fluminense, tel.: 55 (22) 2733-4142.

Nenhum comentário: