quinta-feira, 29 de outubro de 2015

UHE Itaocara I e SENAI Rio abrem 900 vagas em cursos somente para moradores dos municípios abrangidos pela represa

Com previsão de início das obras no primeiro trimestre de 2016, o consórcio da Usina Hidrelétrica de Itaocara (UHE Itaocara I), formado pelas empresas Light (51%) e Cemig (49%), escolheu o SENAI Rio, através da unidade de Santo Antônio de Pádua, para ampliar a oferta de mão de obra qualificada. O contrato prevê 900 vagas, divididas em 40 turmas de nove cursos, que irão contemplar a população das cidades abrangidas pelo empreendimento: Aperibé, Itaocara e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense; Cantagalo, no Centro-Norte do estado; e Pirapetinga, na Zona da Mata de Minas Gerais.

O investimento previsto na instalação da UHE Itaocara I, a ser erguida no baixo médio trecho do Rio Paraíba do Sul, é de R$ 1,093 bilhão. A usina terá capacidade de geração de 150 MW, o equivalente ao abastecimento de energia para uma cidade com 400 mil habitantes.

A aula inaugural da primeira turma aconteceu nesta semana, do curso de Técnicas de Instalações Elétricas em Obras. Após a cerimônia de boas-vindas, os alunos seguiram para o laboratório de elétrica da unidade SESI/SENAI de Santo Antônio de Pádua, onde puderam, ao lado do instrutor Fernando Belchior, conhecer a infraestrutura que terão à disposição para as aulas práticas.

Por meio do contrato, também serão oferecidos os cursos de Técnicas de Montagem de Armação para Estrutura de Concreto, Técnicas de Montagem de Formas Trepantes de Concreto, Técnicas de Execução de Alvenaria de Vedação/Estrutural em Blocos de Concreto, Técnicas de Reparo de Estruturas de Lançamento de Concreto, Técnicas de Apoio de Serviços em Obras, Técnicas de Montagem de Andaimes, Mecânica de Máquinas Pesadas e Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG. A previsão é de que todas as turmas já tenham concluído as atividades até junho de 2016.

A parceria entre o SENAI Rio e o Consórcio UHE Itaocara faz parte do Programa de Formação de Mão de Obra do empreendimento. Chefe do setor de Educação Profissional do SENAI na região Noroeste Fluminense, Rodolfo Lima Martins destaca os benefícios da iniciativa para a comunidade dos cinco municípios: “É uma grande oportunidade para levar qualificação profissional gratuita a essas pessoas, ampliando suas chances de inserção em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”. 

Inscrições e pré-requisitos 

As oportunidades são para maiores de 18 anos e que tenham como escolaridade mínima o 5º ano do Ensino Fundamental, exceto nos cursos de Mecânica de Máquinas Pesadas e Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG, que exigem Ensino Fundamental completo.

As secretarias de Assistência Social dos cinco municípios estão funcionando como pontos de coleta de fichas de inscrição. Posteriormente, o consórcio fará a seleção dos candidatos e encaminhará a documentação ao SENAI Rio para efetivação das matrículas. Os interessados também podem se inscrever na sede da UHE Itaocara I, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, número 152, bairro Jardim da Aldeia.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

2 comentários:

Rogerio Granato disse...

Por que Miracema foi excluida ?

Hélcio Granato Menezes disse...

Miracema foi excluída porque não está na área de abrangência do empreendimento.