sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estado do Rio planeja criar zonas de exploração econômica sustentável

Da Agência Brasil
 
O estado do Rio de Janeiro está planejando criar zonas de exploração econômica sustentável, com o objetivo de evitar impactos no meio ambiente. O chamado Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro (ZEE/RJ) está sendo elaborado por meio de oficinas com diversos segmentos.

Uma dessas oficinas, realizada hoje (15), consultou 70 profissionais de instituições federais, estaduais, municipais e privadas que atuam na área ambiental. Outra está prevista para ouvir pesquisadores. Depois disso, o plano deverá seguir para consulta pública.

“[O ZEE] É um instrumento identificador de potencialidades do nosso território, bem como de fragilidades e possíveis ameaças. A partir desse reconhecimento, são propostas regras que permitam que os recursos ambientais sejam explorados de forma sustentável, o que faz com que sejam base de referência para qualquer tomada de decisão do governo. É importante para orientar as políticas públicas ambientais, assim como as autoridades e toda a estrutura do sistema governamental”, explicou o superintendente de Planejamento Ambiental e Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente, João Batista Dias.

Nenhum comentário: