domingo, 30 de novembro de 2014

Taxa de pessoas desocupados e números de ocupados nos Municípios do Noroeste Fluminense

Os dados do gráfico a seguir referentes às taxas de desocupados (desempregados) nos municípios do Noroeste Fluminense, foram extraídos do sistema elaborado pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil (link aqui) de indicadores municipais de trabalho decente, conceito que considera o respeito aos direitos no trabalho, a promoção do emprego, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo. 


Conforme o gráfico, Aperibé apresentou a menor taxa da região para os desocupados na faixa de 16 a 64 anos (4,3) e são José de Ubá para a faixa de 15 a 24 anos (10,9). Continue lendo no gráfico.

O Trabalho Decente é um direito das jovens gerações, sendo fundamental para garantir oportunidades de ocupação de qualidade no presente, tornando também factível a construção de melhores trajetórias ocupacionais futuras.

Um dos principais traços estruturais do mercado de trabalho dos e das jovens no Brasil (assim como em diversos outros países) é a prevalência de taxas de desemprego significativamente mais elevadas do que àquelas correspondentes à população adulta.

O expressivo diferencial entre a proporção de jovens homens e mulheres que não estudam e nem trabalham – observado na esmagadora maioria dos municípios - é bastante condicionado pelas relações de gênero e pelos estereótipos que delas são elementos constitutivos, que atribuem às mulheres a responsabilidade principal pelas atividades domésticas, o que se soma à ausência e/ou insuficiência de políticas de conciliação e corresponsabilidade, no âmbito do trabalho e da família. Devido a isso, apesar de possuir maiores níveis de escolaridade, as jovens apresentam, de um modo geral, maiores taxas de desemprego e de inatividade.

O afastamento das jovens da escola e do mercado de trabalho num percentual geralmente bastante superior ao dos homens é fortemente condicionado pela magnitude da dedicação das mesmas aos afazeres domésticos e às responsabilidades relacionadas à maternidade, sobretudo quando a gestação ocorre durante a adolescência. Evidencia-se, portanto, as dificuldades que enfrentam muitas jovens mulheres para conciliar trabalho, estudo e vida familiar.

(Tabela introduzida na postagem em 09/06/2015)


Com informações da OIT

Nenhum comentário: