sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Inaugurada em Itaperuna a terceira Organização de Órgãos do Rio

Hospital São José do Havaí
A terceira Organização de Procura de Órgãos do Rio foi inaugurada, nesta quinta-feira, 23, no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no noroeste do estado.

A nova unidade, junto com outras duas que já funcionam, descentraliza o processo de doação de órgãos e tecidos no estado.

A organização vai atender 26 municípios das regiões dos lagos, norte e noroeste fluminense. O coordenador geral do PET (Programa Estadual de Transplantes), Rodrigo Sarlo, ressalta a importância do projeto para salvar vidas.

Sarlo destacou que, antes do PET, o Rio de Janeiro ocupava a 23ª posição em transplantes no país e atualmente é o segundo do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo.

A organização vai contar com uma equipe de sete funcionários, que vão realizar, além do atendimento, um trabalho de humanização junto às famílias que possuem potenciais doadores e de sensibilização para a importância da doação de órgãos.

A primeira unidade do estado funciona desde o início do ano no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, Zona Sul do Rio.

A segunda, foi inaugurada em setembro deste ano, no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, zona norte da cidade.

Para a finalização do projeto, outras duas unidades serão instaladas, uma em Petrópolis, na Região Serrana, prevista para este ano, e outra em Barra Mansa, no Vale do Paraíba, que ficará pronta no primeiro trimestre de 2015.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: