quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Enquanto Creches ganham novas matrículas, Escolas perdem alunos no Noroeste Fluminense


De acordo com dados do Censo da Educação Básica de 2013, divulgados ontem, 25, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Noroeste Fluminense matriculou menos três mil alunos nas redes estaduais e municipais. Foram 56.920 matrículas no ano passado contra 59.923 em 2012, o que representa um recuo de 5,01%.

Este resultado refere-se à matrícula inicial na Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial - Fundamental e Médio -, incluído a EJA integrada à educação profissional, das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral.


O resultado positivo na região no número de matrículas foi registrado na Educação Infantil - Creche (aumento de 11,43%). Na maioria dos municípios houve aumento de matrículas, tendo se destacado Laje do Muriaé, com aumento de 296,43%, e Itaocara, com 88,72%. Todavia, na Pré-Escola, apenas Bom Jesus do Itabapoana registrou aumento de alunos (6,87%).


No Ensino fundamental - Anos Iniciais, todos municípios da região registraram perdas de alunos. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Laje do Muriaé se destaca com aumento de 12,50% no número de matrículas.

Em relação ao Ensino Médio, apenas São José de Ubá registrou avanço (2,45%).


A maior perda de matrículas na região foi registrada na EJA – Fundamental (-24,63%). Apenas Varre-Sai registrou aumento de matrículas (33,33%). Laje do Muriaé iniciou este ensino no ano passado.

Na EJA – Médio, que registrou queda de 9,82% no número de matrículas na região, houve aumento de matrículas em Italva (26,92%), Itaocara (22,64%) e Varre-Sai (18,75%). Cambuci e Laje do Muriaé iniciaram turmas no ano passado.




Nenhum comentário: