quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental está com inscrições abertas

Na edição de 2013, uma microempresa do Noroeste Fluminense foi contemplada na categoria Gestão de Resíduos Sólidos

Itaperuna, 13 de fevereiro de 2014

O Sistema FIRJAN vai premiar as empresas do estado do Rio de Janeiro que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. O Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental é dividido em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade; Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs); Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. As inscrições para a segunda edição do prêmio já estão abertas e serão aceitas até dia 15 de abril 2014.

O objetivo da iniciativa é reconhecer o empenho de empresas na busca por soluções criativas e eficazes de processos de redução no consumo de água e de seu reuso, diminuição do descarte de efluentes sanitários, uso sustentável da biodiversidade e pesquisas nessa área, recuperação de áreas degradadas, diminuição de emissão de gases de efeito estufa, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, uso de tecnologia na gestão de resíduos sólidos e programas de educação ambiental, entre outras práticas de sucesso ligadas ao meio ambiente.

A Extrair – Óleos Naturais, de Bom Jesus do Itabapoana, foi contemplada na categoria Gestão de Resíduos Sólidos na edição de 2013. Através de parceria com a Embrapa e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), foi desenvolvida máquina que permite a obtenção de matéria-prima de alto valor agregado a partir do reaproveitamento de sementes de maracujá descartadas por indústrias de suco da região. Entre os produtos, óleo extra virgem e farelo desengordurado, usados pela indústria de cosméticos e farmacêutica, e sementes desidratadas, aproveitadas por fabricantes de sorvetes e doces.

“Com a minha máquina consigo extrair óleo com menos de 1% de acidez. É um processo inédito tanto para indústria como para laboratórios”, comenta o engenheiro agrônomo Sandro Reis, sócio gerente da microempresa.

Podem participar empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado do Rio. As inscrições devem ser feitas através do site www.firjan.org.br/premioacaoambiental. No mesmo endereço é possível acessar o regulamento na íntegra e conhecer os vencedores do ano passado. Dúvidas podem ser esclarecidas também através do e-mail premioambiental@firjan.org.br.

A premiação será dia 5 de junho, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio.

Assessoria de Imprensa Itaperuna

Nenhum comentário: