terça-feira, 29 de novembro de 2011

Secretaria do Ambiente faz operação para apreender javalis em Macaé de Cima


São 300 animais que estão sendo criados de forma ilegal em área de proteção ambiental

A Secretaria de Estado do Ambiente deflagrou, nesta terça-feira (29/11), a "Operação Javali-Pirata" para apreender 316 javalis que vinham sendo mantidos em um criadouro ilegal na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, na Região Serrana. Dada à complexidade da ação, até agora foram apreendidos 96 javalis. Em uma semana, o restante dos animais será retirado do local.

A operação foi coordenada pessoalmente pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e pelo chefe da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da SEA), José Maurício Padrone, e contou com o apoio de equipes do Batalhão Florestal, do Bope, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e do Ibama.

O criadouro ilegal Yacan Alto-Agronegócio Ltda. – situado ao lado do Parque Estadual dos Três Picos – trazia sérios riscos ambientais para o ecossistema da região. Como não existem predadores naturais dos javalis, os animais poderiam comprometer a rica biodiversidade local se invadissem áreas verdes protegidas.

- Era uma bomba biológica. Os javalis iam acabar com o Parque Estadual dos Três Picos, que é a maior unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro - afirmou Minc.

- Estamos em uma área de proteção ambiental de Macaé de Cima, e o empreendimento estava funcionando sem a licença ambiental do Ibama e do Inea, sendo uma atividade totalmente ilegal.

A operação foi considerada “muito complexa” pelo coordenador da Cicca, tendo sido planejada a longo prazo.

- Nós nos preparamos para essa operação. Caso fugissem alguns javalis, nós poderíamos anestesiar esses animais sem prejudicar a biodiversidade da região, pois contamos com atiradores de elite do Bope com armas tranquilizantes - disse Padrone.

Os javalis são uma espécie muito agressiva. Para apreender os javalis, os policiais militares montaram cercas para criar corredores até os caminhões. Para atrair os animais, colocaram então ração dentro dos veículos. Todos os javalis serão encaminhados para um abatedouro certificado pelo Ibama, no interior de São Paulo.

- Os javalis serão transportados para São Paulo, para posteriormente suas carnes voltarem embaladas a vácuo para serem doadas, pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro para restaurantes populares e comunidades carentes - disse Minc.

Segundo Padrone, a direção do criadouro foi diversas vezes multada e notificada, mas não se adequou às normas. Agora, o proprietário vai responder por crime ambiental. Hoje foram levados os 90 maiores javalis para o abatedouro em São Paulo, restando apenas as fêmeas com seus filhotes, que serão retirados do local em até uma semana.

Fonte: Imprensa-RJ/Ascom da Secretaria estadual do Ambiente

Nenhum comentário: