quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Escola de Cambuci vence etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar

Prêmio estimula a melhoria na gestão das escolas públicas brasileiras

O Colégio Estadual Waldemiro Pitta, em Cambuci, foi o grande vencedor da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2013, ano base 2012. Além do prêmio de R$ 6 mil, os diretores da escola ganharão uma viagem para os Estados Unidos, com duração de 15 dias. Haverá visita técnica a estabelecimentos de ensino americanos e exposição a novas experiências de gestão escolar.

- A conquista desse prêmio é um reconhecimento ao trabalho de gestão feito pela escola e ao esforço para manter a qualidade do ensino, assim como o bem-estar do aluno. Ele representa a concretização de um trabalho que já vem sendo alicerçado há anos. Tentamos manter esse padrão, construído com professores, alunos, funcionários e a comunidade - disse a diretora da unidade, Neliany de Campos Marinho.

Até o fim deste mês ocorrerá a votação do Comitê Nacional Julgador, que definirá os seis finalistas da etapa nacional do Prêmio. Entre os critérios para a escolha estão as escolas mais ativas, que tiveram uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente.

O Prêmio Gestão Escolar é uma ferramenta de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua nas unidades, pela elaboração de planos de ações.

Entre as ações decisivas para o êxito da escola, a diretora Neliany de Campos destaca o projeto “Educação não tem cor”, onde é trabalhada a questão da diversidade social.

- Falamos sobre cor, raça, sexo e religião, trabalhando valores sociais e morais, além de direitos de cada um. Outra iniciativa que merece destaque é o ‘Sarau Literário’, onde estimulamos a leitura e a escrita – destaca Neliany.
No ano passado, o CE Waldemiro Pitta obteve outra conquista. A unidade apresentou o melhor desempenho do estado no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb): 1º colocado no Ideb do estado e 2º no ranking nacional.

Prêmio Gestão Escolar

As unidades escolares que ficaram com a segunda e terceira colocações foram, respectivamente, o Ciep 168 – Ilda Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu; e Escola Municipal Rivadávia Corrêa, no Centro do Rio.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Ministério da Educação (MEC); Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Fundação Roberto Marinho; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Fundação Santillana; Fundação Victor Civita; e Instituto Natura.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: