sexta-feira, 9 de agosto de 2013

DER inicia recuperação da RJ-214, no trecho entre Natividade e Varre-Sai

Dos 18,5 km da via, seis já foram concluídos. Obras devem acabar em novembro

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) iniciou o recapeamento asfáltico da RJ-214, no trecho entre Natividade e Varre-Sai, na Região Noroeste do estado. Dos 18,5 quilômetros da via que serão reformados, seis já estão prontos.

Os serviços estão sendo executados com recursos próprios do DER. O cronograma estabelecido pelo órgão prevê que os trabalhos sejam oficialmente concluídos na segunda quinzena de novembro.

O DER está contando diariamente com o apoio de 20 homens, além de extenso maquinário composto por caminhões de massa, rolos-compactadores, patrols e moto-niveladoras.

Engenheiro do órgão e responsável pela administração da 6ª ROC (Residência de Obras e Conservação), que abrange a cidade de Itaperuna e municípios vizinhos, o engenheiro Evaldo Pereira Nunes destaca a importância da obra para o crescimento da região.

- A reforma da RJ-214 ajudará na ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de facilitar o escoamento da produção cafeeira da região e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico local - disse Nunes.

A RJ-214 liga a BR-356, no município de Itaperuna, à localidade de Santa Rita do Prata, divisa com o Espírito Santo, município de Varre-Sai. Com 71 quilômetros de extensão, é uma importante rodovia do Noroeste Fluminense, responsável pelo escoamento da produção cafeeira dos dois estados.

Destaque na produção de café

Município mais distante da capital, Varre-Sai se destaca pela cafeicultura, que representa um terço do PIB (Produto Interno Bruto) local. A cidade, que fica a 400 quilômetros de distância do Rio de Janeiro, é uma das maiores produtoras estaduais de café, abrangendo cerca de 29% do parque cafeeiro do estado.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: