sexta-feira, 6 de março de 2015

Rio Rural Emergencial já beneficiou 280 produtores do Norte, Noroeste e Serrana

Foto: Carlos Marconi
No Noroeste, Rio Rural Emergencial já iniciou ação para enfrentar estiagem em Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Italva e Itaperuna.

Em Conceição do Macabu e São Fidélis, no Norte, e São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes, na Serrana, os trabalhos também já começaram. As ações estão sendo iniciadas conforme cronograma de prioridade de atendimento estabelecido pelos Comitês Gestores de Microbacias nos municípios.

Ao todo já são 280 pequenos produtores beneficiadas.

Foto:Marcelo Horn
Lançado pelo Estado, em 26 de janeiro, em Italva, o projeto tem entre outras ações, a limpeza e o desassoreamento das estruturas hídricas para o armazenamento de água, realizado por máquinas do programa Estradas da Produção. O objetivo é garantir o abastecimento humano, a dessedentação de animais e a manutenção das atividades agropecuárias da propriedade.

Os trabalhos foram iniciados por Italva, no Noroeste. No local, máquinas escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras realizaram a limpeza e o desassoreamento de poços/bebedouros, açudes de uso coletivo e canais para adução de água.

A presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos, explicou que o trabalho é desenvolvido em duas frentes.

- Os focos são a manutenção das estradas vicinais, além de também a minimizar os efeitos da estiagem nas microbacias - disse Stela.  

O programa prevê ainda a abertura de poços tubulares para atendimento coletivo, práticas para suplementação alimentar do gado e a construção de barragens subterrâneas para armazenamento de água.

Com informações e fotos da Imprensa RJ

Nenhum comentário: