sexta-feira, 11 de julho de 2014

Feira do programa Rio Genética em Miracema

Esta é uma grande oportunidade para os pecuaristas de Miracema e região melhorarem a qualidade genética de seus rebanhos pecuários. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, a produtividade média por animal do rebanho leiteiro de Miracema foi a mais baixa da região. A referida produtividade naquele ano no município foi de 807 litros, enquanto a do município que apresentou o melhor resultado na região, Itaocara, foi de 1.825 litros. Ver postagem sobre isso aqui.


Este leilão será o segundo realizado no município, o primeiro foi há pouco mais de um ano atrás. A feira faz parte do programa Rio Genética, que é coordenado pela secretaria estadual de Agricultura e Pecuária; PESAGRO; e EMATER-Rio. Serão 250 animais da raça Girolanda provenientes de criadouros do empresário Clóvis Tostes e outros da região que serão leiloados.


Segundo especialistas, as primeiras cinco crias a serem produzidas por animal adquirido se não amortizar totalmente o  investimento certamente vai ajudar muito, pois os animais poderão ser financiados por linha de crédito do Rio Genética, com juros de 2% ao ano, prazo de cinco anos para pagamento, incluído um ano de carência.

Com informações e cartaz do site da PMM

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, esta é uma grande oportunidade para os pecuaristas de Miracema e região melhorarem a qualidade genética de seus rebanhos, visto que de uns tempos pra cá a qualidade do gado ofertado na feira melhorou muito, se diferenciando bastante do gado ofertado nas primeiras feiras. O gado das primeiras feiras era de péssima qualidade o que só serviu para favorecer os vendedores, que venderam gato por lebre e tiveram altíssimos lucros e para a leiloeira, que pertence a um funcionário da Emater. Mas em fim, tudo normal para o Brasil. Gostaria que os organizadores mostrassem durante essas feiras quantos produtores rurais conseguiram pagar o investimento feito.