quinta-feira, 20 de março de 2014

Mais APA Miracema II

Neste verão quase não choveu em Miracema, aliás choveu pouco em muitas outras regiões do Brasil. Mas, apesar da pouca chuva, a APA continua verde, pois ali por causa da mata a água da chuva fica armazenada por mais tempo. Se tivesse chovido mais, certamente a estrada de acesso à APA estaria intransitável. Por ser estrada em aclive a chuva provoca muitas erosões. Mesmo com a pouca chuva que ocorreu formou-se algumas erosões.

Falta na APA placas de indicação de área de preservação ambiental. Parece pouco, mas ajuda muito na conscientização dos transeuntes. Ajuda as pessoas a refletir sobre jogar um lixo fora, cortar uma árvore nativa, caçar ou aprisionar aves silvestres, enfim depredar o local. As placas deveriam ser confeccionadas em chapas de aço com dizeres simples sobre preservação ambiental. Certamente teria uma pedindo atenção do motorista para animais silvestres atravessando a estrada, pois mesmo trafegando pouquíssimos veículos pelas estradas da APA animais são atropelados. A última foto abaixo mostra quatro animais atropelados que registrei na APA: com exceção da mão-pelada, que foi atropelada na RJ-116, os outros três animais foram atropelados em estradas vicinais de baixíssimo movimento de veículos - talvez nem dez por dia.

Fotografei nestes dias agora uma águia-cinzenta na APA. A águia que registrei é jovem e estava voando distante acompanhada de outra adulta, provavelmente sua mãe. Esta águia é uma ave belísima de grande porte e está ameçada de extinção - ver WikiAves. Foto do registro que fiz pode ser visto no link WikiAves (pág. 2) na coluna direita do blog.

A propósito, a placa de indicação do início da APA na RJ-116 foi novamente depredada.

A seguir fotos da APA Miracema:

Copas amarelas se destacam no verde da mata

 Época de florecimento das Paineiras

Pica-pau branco. Provavelmente um casal.

Gavião-de-rabo-branco

Flores e fruto silvestres e João de Barro

Garça-real
Paineira


Borboleta sugando o néctar da flor



Um comentário:

Anônimo disse...

Helcio com esse trabalho como diziamos na infancia--[ E a salvacao da lavoura

abrcs Mundinho

ps - ando preocupado com liberdade de expressao