sábado, 29 de março de 2014

AMPLA fica em 27º lugar no Ranking da Continuidade do Serviço 2013

Dentre as 35 distribuidoras que participaram do ranking da continuidade do serviço de 2013 do grupo distribuidoras grandes, a AMPLA Energia e Serviços, fornecedora de energia ao Noroeste Fluminense e outras regiões, ficou em 27º lugar. Link para a tabela do ranking.

As distribuidoras grandes são aquelas em que o mercado de energia elétrica é maior que 1 TWh no ano (Tabela I), enquanto que as distribuidoras pequenas são aquelas em que o mercado é menor ou igual a esse valor (Tabela II). O DGC (Indicador de desempenho global de continuidade), consiste na média aritmética simples das razões entre os valores apurados e limites anuais dos indicadores DEC e FEC. Para maiores informações consultar o Módulo 8 do PRODIST.

A ANEEL exige que todas as distribuidoras certifiquem o processo de coleta e apuração dos indicadores de continuidade DEC e FEC, com base nas normas da Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) ISO 9000. Na apuração dos dados de 2013, apenas a CERR e a CELPA não possuem a certificação desse processo.

Outro ponto importante se refere às distribuidoras que suprem cargas localizadas em sistemas elétricos isolados – não conectados ao Sistema Interligado Nacional – SIN. Para essas distribuidoras, há critério diferenciado de definição de limites dos indicadores DEC e FEC, face às particularidades relacionadas ao difícil acesso e à dispersão dos consumidores, conforme metodologia estabelecida pela ANEEL. Dessa forma, garante-se que os limites dos indicadores de continuidade estabelecidos pela ANEEL estão aderentes à realidade de cada sistema elétrico de distribuição.

Com informações da ANEEL

Nenhum comentário: