sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ESTATÍSTICA DO CADASTRO GERAL DE EMPRESAS DOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE – 2008
De acordo com a tabela abaixo, cujos dados foram elaborados pelo IBGE, havia, em 2008, 17.718 empresas atuantes no Noroeste que proporcionaram renda proveniente de salários e outras remunerações no montante de 436,048 milhões a trabalhadores da região.

A tabela está em ordem decrescente da coluna “Pessoal ocupado – Total”.

As empresas de Porciúncula, Italva e Bom Jesus do Itabapoama foram as que melhores remuneraram o trabalho assalariado, tendo pagado mensalmente em média, respectivamente, 2,4, 2,2 e 2,1 salários mínimos a seus trabalhadores.

Miracema, apesar de ter apresentado menor número de empresas atuantes do que Itaocara (543 ante 653) apresentou número maior de pessoas ocupadas: 3.616 contra 3.126. O mesmo ocorreu com:

- Natividade diante de Porciúncula (311 empresas ante 348; e 2.115 diante de 1.897 pessoas ocupadas);

- Cambuci ante Italva (262 empresas contra 299; e 1.841 ante 1.596 pessoas ocupadas); e

- Varre-Sai ante Laje do Muriaé e São José de Ubá (132 diante, respectivamente, de 145 e 140 empresas; e 1.117 ante, respectivamente 942 e 926 pessoas ocupadas).

Clique na tabela para ampliá-la.

4 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, um esclarecimento: " Pessoas Ocupadas são iguais Pessoas com Carteiras Assinadas, ou seja, Todos os Direitos Trabalhistas Pagos COM RECIBOS?

Ou " Ocupadas ", trabalhando por qualquer " trocado?

Ou com Carteira assinada com Salário Mínimo e recebendo outro salário menor?

Não gostei do uso do termo " OCUPADA ". Me pareceu " Maquilagem "...

Abraços e bom final de semana,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,

Não tem ninguém trabalhando por trocados, porque na média os trabalhadores foram remunerados com quase dois salários mínimos (1,9 sal. mín.).

Embora não haja esclarecimento a respeito da formalidade dos empregos, creio que eles sejam formais, tendo em vista a formalidade das empresas.

Não tem maquiagem nos dados, pois o IBGE não se presta a isso.

Abraços
Hélcio

Rachel Bruno Siqueira disse...

Aqui minha pergunta foi feita sobre o termo " Ocupada " e não usado " Carteira de Trabalho ou Direitos Trabalhistas "; porque conheço muita gente que tem a carteira assinada com o salário mínimo ou mais e recebe, em dinheiro, bem menos, principalmente em nosso interior ( isto quando tem Carteira de Trabalho assinada e INSS pago )e os mais ricos.

O IBGE eu não questiono, pois sei que é sério.

Abraços,
Rachel

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,

Fraudes, como esta que vc diz haver contra os trabalhadores, não se tem como medir. Lamentável que exista tal prática de exploração de mão de obra. Portanto, esperamos que sejam pouquíssimas pessoas cometendo tal fraude porque são pouquíssimos trabalhadores que aceitam ser roubados pelo patrão dessa forma.

Abraços,
Hélcio