quinta-feira, 26 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012: NATIVIDADE E VARRE-SAI TEM 203 PEDIDOS DE IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATOS

Natividade só perde para Nilópoles no Estado do Rio em número de pedido de impugnação de candidatos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Com 120 candidatos em Natividade (2 para prefeito, 2 para vice prefeito e 116 para vereador), existem 118 pedidos de impugnação.

Em Varre-Sai também o MPE pediu a impugnação da maioria dos candidatos, foram 85 ações ajuizadas pela promotora da cidade, em um total de 88 candidatos (3 para prefeito, 3 para vice prefeito e 82 para vereador). Os pedidos de impugnação são em razão dos candidatos não apresentarem todos os documentos exigidos para a concessão do registro.

O MPE pediu a impugnação de 1.174 candidaturas no Estado do Rio, sendo 243 de políticos que tiveram suas contas rejeitadas nas últimas eleições.

Os julgamentos em primeira instância ocorrerão até 5 de agosto, prazo limite para deferir as candidaturas. Os candidatos que forem impedidos poderão recorrer ao TRE e ao TSE. Nesse ínterim o candidato não está impedido de pedir o voto do eleitor. Existe a possibilidade de manobra de partidos: o candidato pede renúncia às vésperas das eleição, quando seu nome, número e fotos já estão registrados na urna eletrônica, e coloca outro candidato no lugar, e o eleitor nem vai tomar conhecimento. O eleitor vai pensar que está votando em um, mas vai eleger outro.

Com informações do Globo de hoje.

Nenhum comentário: