sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pecuarista de Itaocara expõe sua experiência com o programa Rio Genética


Rio Genética desenvolve ações voltadas para o setor, com foco nos pequenos produtores, e aumenta produção de leite no estado


É com orgulho que o produtor Kenedi Coimbra fala sobre o futuro da sua criação de gado leiteiro: presas no entorno da casa onde ele mora, em uma pequena propriedade em Itaocara, no Noroeste fluminense, as bezerras de alto padrão genético são a esperança de aumentar a produção e, consequentemente, a renda que ajuda a garantir o sustento da família. Ele é um dos cerca de 700 produtores já beneficiados pelo Rio Genética, programa da secretaria estadual de Agricultura que visa o aumento e a melhora da produção de leite no estado.

O principal objetivo é aproveitar o potencial expoente do mercado leiteiro do Rio de Janeiro, incentivando principalmente, os pequenos produtores. Além de proporcionar o acesso à tecnologia de ponta, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), o programa oferece financiamento em condições especiais para que eles possam adquirir animais de alto padrão, em feiras realizadas em todo o estado. Estratégias que já mostram resultados em propriedades como a de Kenedi.

- Herdei os primeiros animais do meu pai. Durante um tempo, tive prejuízo. Os custos eram altos e o retorno era mínimo, porque a produção de leite era pequena. Eu não passava dos 50 litros mensais. Hoje, minha produção chega a 180, 200 litros por mês - conta ele.

O rebanho de Kenedi já conta com 15 animais de alto padrão genético, adquiridos com financiamento do Governo do Estado. Além de contar com o acompanhamento veterinário oferecido pelo programa, ele também faz questão de assistir às palestras sobre o manejo do gado.

- Percebi que precisava me aprimorar. Antes, tinha muitos problemas de saúde, com os animais misturados no curral. Agora, estou colocando em prática o que aprendi e acompanho de perto o desenvolvimento deles. Sei quanto estão comendo, se estão saudáveis, por exemplo. E faço esse trabalho com o maior prazer. O programa também me trouxe conhecimento e sei que ainda posso melhorar ainda mais - planeja.


Fonte: Imprensa RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Mostrar o que deu certo é muito facil,quero ver o Programa comentar alguma coisa sobre os inúmeros produtores que se derão mal com o programa, que compraram animais de péssima qualidade para produção de leite e que não tem garantia de nada e nem a minima assistencia do programa ou da Emater Rio.