quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estado assina convênios para a proteção ambiental do Norte e Noroeste fluminense

Foto: Luiz Morier

Região do Estado do Rio conta com apenas cerca de 3% de cobertura vegetal

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, estiveram nesta quarta-feira (30/11) em Itaperuna, no Noroeste fluminense, para a assinatura de convênios para a elaboração de 15 planos municipais para a preservação da Mata Atlântica e para a reestruturação e, em alguns casos, a construção de 15 hortos municipais, com sistemas de irrigação, sementeiras, casa de sombra/estufa, galpão de trabalho e canteiros.

As ações acordadas têm grande importância ambiental, já que tanto o Noroeste como o Norte fluminense só contam com cerca de 3% de cobertura vegetal. Após participar de seminário, Minc e Marilene, entre outros, foram ao Morro do Castelo e plantaram mudas de árvores nativas de mata ciliar aos pés do Cristo Redentor de Itaperuna, marcando assim a parceria entre o governo estadual e municípios das duas regiões.

O seminário e uma reunião de trabalho foram promovidas, entre outros, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, Secretaria de Estado do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente.

Durante o seminário, Minc e Marilene fizeram um balanço de tudo que foi implementado até agora, pelo governo estadual, nas regiões Norte e Noroeste, com investimentos de R$ 35 milhões, de várias fontes, como o Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) e o Fundo da Mata Atlântica.

Dentre as conquistas relatadas, foram citadas ações de desassoreamento de canais e obras de revitalização do Parque Estadual do Desengano. Marilene Ramos destacou ainda a instalação de nove estações de sistema Alerta/Alarme, o que vai beneficiar o trabalho da Defesa Civil em atuações preventivas relacionadas a catástrofes naturais.

- Este verão vamos estar mais equipados para trabalhar - disse.

A presidente do Inea anunciou ainda a criação de um aterro sanitário no município de São Fidélis, que atenderá de forma consorciada a seis municípios.

- Conseguimos concluir a licitação para o Aterro Sanitário de São Fidélis. Será um marco para a região, pois precisamos acabar com os lixões - disse.

Promovido no Itaperuna Tênis Clube, o seminário teve como objetivo principal a busca de parcerias entre municípios e outros setores sociais para que sejam elaborados projetos e captados recursos para a área ambiental das regiões Norte e Noroeste.

Dentre os parceiros e patrocinadores acertados, incluem-se a Caixa, LLX, OSX, Águas do Paraíba, Nova Cedae, Odebrecht, Ecoanzol e as prefeituras de Campos dos Goytacazes, Itaperuna e São João da Barra.

Minc fez algumas considerações sobre a votação do Código Florestal:

- Aqui no Estado do Rio de Janeiro, agricultura e meio ambiente andam de mãos dadas – disse o secretário do Ambiente, que lembrou ainda sua preocupação em gerar emprego e renda para o Norte e o Noroeste fluminense. – Estamos licenciando as obras do Porto do Açu, em São João da Barra, que vai gerar milhares de empregos – destacou.

Fonte: Imprensa RJ/Ascom da Secretaria estadual do Ambiente

Nenhum comentário: